Portal da Cidade Umuarama

Alerta

Primeiro Liraa do ano dispara sinal de alerta para dengue em Umuarama

Embora 29 localidades tenham apresentado índice zero de infestação, em cinco bairros da cidade o volume de larvas de Aedes ficou acima dos 10%

Publicado em 18/01/2019 às 07:11

A Prefeitura inicia na próxima semana mais uma edição do Programa Bairro Saudável, que terá visitas de agentes de saúde e de combate a endemias (Foto: Tiago Boeing)

A Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) da Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta semana o primeiro Levantamento de Índice Rápido para Infestação do Aedes aegypti (Liraa) de 2019 e o resultado deixa a cidade em alerta: o índice geral de Umuarama, apurado entre os dias 14 a 16 de janeiro, ficou em 3,3% – considerado de médio risco pelos órgãos de saúde. “Devemos adotar todos os cuidados para que este índice volte para a normalidade (na casa de 1%) e para isso, além de fazer a nossa parte contamos com a colaboração da população, cuidando dos seus quintais e eliminando possíveis criadouros do mosquito da dengue”, alertou a secretária municipal de Saúde, Cecília Cividini.

Embora 29 localidades tenham apresentado índice zero de infestação, em cinco bairros da cidade o volume de residências com presença de larvas de Aedes ficou acima dos 10% – Parque Jabuticabeiras, Conjunto Arco-Íris, Praça Xetá, Praça Portugal e Parque Danielle. Em outras 16 localidades o índice ficou entre 5% e 9% e nos 12 locais restantes oscilou entre 1% e 3,7%. “A situação é crítica nestes bairros com índice acima de 10% e tomaremos ações imediatas para reverter esse quadro”, apontou a secretária.

O Liraa mede o Índice de Infestação Predial (IIP), que avalia a presença e quantidade de larvas do mosquito nas residências visitadas em todos os bairros da cidade, que para efeitos estatísticos é dividida em 62 localidades. Infestação acima de 4% é considerada de alto risco para a disseminação de dengue e de outras doenças transmitidas pelo mosquito, como o zica vírus e a febre chikungunya. “Esta situação pode ficar preocupante se a população relaxar no cuidado com sua casa. Temos em Umuarama coleta regular de lixo orgânico e de recicláveis em todos os bairros. A população tem um serviço eficiente para descartar os resíduos e, mesmo assim, muitos descuidam dos próprios quintais”, lamentou o prefeito Celso Pozzobom.

Bairro Saudável

A Prefeitura inicia na próxima semana mais uma edição do Programa Bairro Saudável, que terá visitas de agentes de saúde e de combate a endemias, distribuição de material para orientar a população e coleta de materiais inservíveis. “Como o resultado do Liraa era fundamental para definirmos o roteiro do programa, ficou claro que deveremos começar pelo Parque Jabuticabeiras, Arco-Íris e Praça dos Xetá. Mas nos próximos dois meses, a ação será estendida a todos os bairros de Umuarama, para auxiliar a população a descartar corretamente materiais que possa acumular água e favorecer a reprodução do mosquito”, apontou o secretário municipal de Serviços Públicos, José Guimarães de Melo.

Fonte:

Deixe seu comentário