Portal da Cidade Umuarama

CHUVAS

Prefeitura recupera galerias e focos de erosão abertos pelas chuvas

Equipes trabalham em várias frentes na reparação dos estragos

Publicado em 18/01/2018 às 03:17

(Foto: Tiago Boeing/ PMU)

A estiagem dos últimos dias colaborou com os trabalhos de reparação aos estragos causados pelas chuvas em Umuarama. Equipes das secretarias municipais de Serviços Públicos, Serviços Rodoviários, Obras e Planejamento Urbano trabalham em várias frentes e nesta quinta-feira averiguaram a situação de galerias e focos de erosão em vários pontos da cidade.

Um buraco que se formou na avenida Paraná, próximo ao cruzamento com a Avenida Apucarana foi averiguado pelas equipes. Foi necessária uma escavação para encontrar o rompimento na rede de galerias, quase três metros abaixo do nível da via. “Temos de procurar a origem do problema. Só tapar o buraco e arrumar o asfalto não resolve, porque em outra chuva a terra pode voltar a ceder sob o pavimento. Por isso escavamos para recuperar a galeria com defeito e só então restaurar a calçada e o asfalto”, explicou o diretor responsável pela pavimentação, Valdivino Manoel de Oliveira (Gerevine).

Outra equipe da Secretaria de Obras iniciou reparos na tubulação da avenida Guanabara, próximo à saída para Xambrê. “Temos avarias em muitos pontos e estamos priorizando locais que possam levar ameaças aos moradores e pontos de grande movimento, que trariam impacto sobre a mobilidade. Estamos empregando mão de obra terceirizada, em regime emergencial, porque as intervenções são urgentes e precisam ser feitas em muitos pontos. Sozinha, a equipe da Prefeitura levaria muito tempo para atender a toda essa demanda”, explicou o secretário de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos, Isamu Oshima.

Já o secretário de Serviços Rodoviários, José Guimarães de Melo, acompanhou pela manhã o trabalho de contenção de uma erosão no Jardim Beira Rio, paralelo ao Conjunto São Cristóvão. Uma enorme cratera se abriu no final da rua Geraldo Pavan, deixando em alerta os moradores das proximidades.

“Estávamos sem material para recompor esse aterro, mas nesta quinta-feira conseguimos entulho de construção em um terreno próximo e recuperamos a erosão. Porém, o local precisa de bocas de lobo e galerias pluviais para conduzir a água da chuva até o ribeirão Pinhalzinho, que passa a poucos metros do local. Quando for possível realizar esta obra, o risco de erosão será eliminado”, disse o secretário. Porém, com a demanda de serviços criada pelas chuvas, não é possível prever ainda a construção dessas galerias.

OBRAS EM ANDAMENTO

Há serviços em execução ainda na Avenida Parigot de Souza, na ponte do Parque das Laranjeiras e outros que devem ser iniciados nas próximas semanas, nas imediações do Lago Tucuruvi e no Jardim Irani, entre outros, além da recuperação do pavimento asfáltico.

De acordo com o prefeito Celso Pozzobom, há ainda várias frentes de trabalhando realizando tapa-buraco, porque o estrago foi grande. “Uma parte do asfalto que foi danificado deve receber recapeamento nos próximos meses, pois são vias que integram o projeto de reestruturação da malha asfáltica de Umuarama, que terá grandes investimentos neste ano”, acrescentou o prefeito.

Fonte:

Deixe seu comentário