Portal da Cidade Umuarama

Notificada

Empresa tem até o fim do mês para reparar iluminação da Praça Santos Dumont

O serviço está dentro da garantia de obra – que é de cinco anos – e não terá custos para Umuarama

Postado em 09/10/2019 às 09:03 |

A Praça a Santos Dumont é um logradouro de grande importância histórica e comercial na cidade (Foto: Prefeitura Municipal de Umuarama)

A Secretaria de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos da Prefeitura notificou a empresa responsável pela reforma da Praça Santos Dumont para a realização de reparos nos postes ornamentais, cujas lâmpadas têm queimado com frequência. O serviço está dentro da garantia de obra, que é de cinco anos, e não terá custos para o município. 

Como a queima das lâmpadas de LED tem ocorrido repetidamente, a secretaria realizou avaliação técnica que apontou como motivo o aquecimento, a lâmpada de LED confinada chega a aquecer a uma temperatura superior a 80 graus, causando a falha. 

“Após estudar o caso, concluímos que a colocação de uma veneziana nos postes ornamentais vai possibilitar o resfriamento e evitar a queima sistemática das lâmpadas. A empresa tem prazo até o fim deste mês para produzir os postes com o ajuste e providenciar a substituição das 281 unidades”, explicou o engenheiro responsável pela fiscalização da obra, André Luiz Biancardine de França. 

A Praça a Santos Dumont é um logradouro de grande importância histórica e comercial na cidade, um espaço que por muito tempo esteve esquecido e que voltou a ser ocupado pela população após a revitalização, que trouxe novos equipamentos e uma completa reestruturação visual e de acessibilidade. “O projeto foi discutido com a sociedade, executado com recursos próprios e tenho certeza que agradou a todos”, comentou na época das obras o prefeito Celso Pozzobom. 

Na reforma, concluída em junho deste ano, a praça ganhou melhorias no acesso, faixa de concregrama em todo o entorno, orientando o pedestre a atravessar no local mais seguro; iluminação decorativa com postes balizadores metálicos; iluminação em ‘espelho’ nas escadas; bancos com luzes embutidas e o monumento central teve o piso iluminado e refletores para exaltar o obelisco. 

A cobertura do palco foi relocada para o nível mais alto, criando um espaço de convivência, e o palco foi remodelado para o hasteamento de bandeiras. A Santos Dumont ganhou ainda pista de skate, muro artístico e a “árvore digital”, que distribui sinal de internet via Wi-Fi, além de melhorias na acessibilidade, corrimão nas escadas e espaço com areia para as crianças, entre outros equipamentos.

Fonte:

Deixe seu comentário

Mais Lidas