Portal da Cidade Umuarama

FIQUE ATENTO

Prefeitura interditará trecho da Parigot para reparos na tubulação nesta sexta

O trecho deverá ser liberado para o tráfego em uma semana se houver boas condições climáticas

Publicado em 10/01/2019 às 02:51

(Foto: Tiago Boeing/ PMU)

A Secretaria de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos da Prefeitura de Umuarama terá de interditar uma quadra da Avenida Parigot de Souza (sentido centro), entre a Rua Ibiaí e a Avenida Rondônia, para obras nas galerias pluviais. Nesta semana foi descoberto um rompimento na tubulação que já provocou rebaixamento de um trecho do pavimento, que foi reparado de forma paliativa para não prejudicar o intenso tráfego de veículos daquela via pública.

Nesta quinta-feira, 10, técnicos da secretaria percorreram a tubulação e descobriram pelo menos quatro tubos – de um metro de diâmetro – deslocados. “Talvez por conta da pavimentação da via, há poucos meses, ou por movimentação da terra, a ligação dos tubos se rompeu e eles foram deslocaram para baixo, deixando exposta uma parte do aterro que naquele ponto tem entre 6 e 7 metros até a superfície”, disse o secretário de Obras, Isamu Oshima.

Para recuperar os estragos, a Parigot de Souza terá um trecho interditado ao tráfego a partir desta sexta-feira, 11, se houver boas condições climáticas, pelo período estimado de uma semana. “Teremos de escavar a avenida até chegarmos à tubulação, aplicar uma camada de pedra rachão para dar mais resistência, reconstruir as galerias e depois recuperar o aterro e a pavimentação”, explicou o secretário. Serão trocados entre 4 e 7 tubos. “Por sorte a caixa de ligação não foi atingida, se não o prejuízo seria bem maior”, completou Oshima.

A Prefeitura utilizará materiais próprios, como pedra, areia, cimento e tubos de concreto, e deve contratar mão de obra em regime emergencial. “Não podemos demorar para resolver esse problema. Aquela região é muito instável. Existem muitas minas sob a avenida e além disso, devido à sua posição geográfica, aquela região recebe um volume gigantesco de água em dias de chuva forte, que podem causar grandes estragos em poucos dias, como já vimos várias vezes”, apontou o secretário. Segundo ele, pode ser necessário implantar drenagem de nascentes até a caixa de ligação para reduzir a umidade em torno da tubulação.

Fonte:

Deixe seu comentário