Portal da Cidade Umuarama

Aviso

Prefeitura informa o que abre e o que fecha no feriado de segunda-feira

A data comemora a Assunção de Nossa Senhora ao Céu; o Pronto Atendimento Municipal não interrompe o atendimento à população

Publicado em 12/08/2022 às 08:57

Uma equipe da Secretaria de Obras também ficará em sistema de plantão, exclusivamente no Pátio Municipal (Foto: Portal da Cidade Umuarama/Eduardo Sebim)

Na segunda-feira (15) é comemorada a Assunção de Nossa Senhora ao Céu, dia santo de guarda que é feriado municipal em Umuarama. A Prefeitura anunciou o tradicional “abre e fecha”. O maior destaque é sempre frisado: o Pronto Atendimento Municipal não fecha, o que garante atendimento em saúde a todos os cidadãos.

No setor de serviços públicos, a coleta de lixo, que funciona por escala, não sofrerá interrupção. A Acesf (Administração de Cemitérios e Serviços Funerários) também não para e suas equipes ficam de plantão para atender às possíveis demandas e necessidades em caso de falecimentos (apenas o setor administrativo não abre nesta data). Também não interrompe o atendimento à população a Guarda Municipal.

Em relação à Secretaria de Assistência Social, as entidades parceiras que disponibilizam atendimento a pessoas em situação de rua ou de risco, como o Centro Pop e a Apromo, terão atendimento normal e o Conselho Tutelar atenderá em sistema de plantão. Já os serviços prestados nos Cras, Cram, Creas etc., não vão oferecer atendimento.

Uma equipe da Secretaria de Obras também ficará em sistema de plantão, exclusivamente no Pátio Municipal. Também vão trabalhar com sistema de plantão emergencial equipes da Secretaria de Serviços Rodoviários. “Vale sempre deixar claro existe sempre a possibilidade de acontecer algumas situações que a gente não pode prever quando administra uma cidade, mas a nossa equipe também está sempre de alguma forma de plantão, sempre atenta e pronta para oferecer socorro nas urgências emergências”, registra o prefeito Hermes Pimentel.

Entenda a mudança do feriado

Toda cidade tem direito a quatro feriados municipais. Em 1990, o prefeito Alexandre Ceranto escolheu o dia 8 de dezembro, Dia da Imaculada Conceição, como um deles, porém, os comerciantes reclamavam por ter de fechar as portas em um período de vendas de final de ano. Desta forma, Irene Dias Cardoso, presidente da Aciu (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama), neste época, fez o pedido ao bispo Dom José Maria Maimone para que a data fosse substituída. E para atender à Aciu e à Igreja Católica, em 1997, o então prefeito Fernando Scanavaca, mudou o feriado para 15 de agosto, quando se comemora a Assunção de Nossa Senhora ao Céu.

Fonte:

Receba as notícias de Umuarama no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário