Portal da Cidade Umuarama

MAPEAMENTO

Prefeitura fará mapeamento de imóveis para atualizar informações

A primeira etapa do trabalho é o recadastramento dos imóveis em todos os bairros da cidade.

Publicado em 16/03/2019 às 03:52

(Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Umuarama iniciou o projeto de atualização cadastral por georreferenciamento. A primeira etapa do trabalho é o recadastramento dos imóveis em todos os bairros da cidade. Para o serviço, o município contratou uma empresa por meio de licitação, que fará o mapeamento completo do município e criará um sistema de informações geográficas que possibilitará a leitura e o planejamento da cidade, de forma integrada e atualizada.

Com o processo, o município poderá planejar com mais eficiência os investimentos públicos em obras de pavimentação, esgotamento sanitário, rede de galerias pluviais, transporte coletivo e ações em saúde, educação e segurança, entre outros setores que envolvem a mobilidade urbana.

“A participação da comunidade é muito importante nesta etapa inicial do recadastramento. Por isso, solicitamos que os moradores facilitem o acesso dos profissionais da empresa às suas residências. Eles estarão identificados com jalecos e crachás. Este é um passo importante para o desenvolvimento da nossa cidade”, solicitou a diretora de Arrecadação e Fiscalização da Prefeitura, Gislaine Alves Vieira.

Nesta semana, a Secretaria Municipal de Fazenda conheceu os procedimentos que a empresa adotará no processo. “As equipes trabalham com informações online. Os dados entram no sistema da Prefeitura assim que são apurados nas visitas domiciliares, durante as vistorias. Também contarão com imagens aéreas para cadastrar imóveis em que o acesso não seja possível ou caso o morador se negue a recebê-los”, explicou a diretora.

Importância

O secretário da Fazenda, Everaldo Marcos Navarro, disse que a informação georreferenciada abrange aspectos que afetam praticamente todos os cidadãos e podem ajudar a encontrar soluções eficientes para questões ligadas ao meio ambiente, saneamento, urbanismo, transporte, habitação, saúde, educação, turismo, esporte e lazer, segurança pública, aspectos econômicos e gestão pública.

“Com informações atualizadas, o sistema permite melhorar a aplicação de recursos públicos e dá mais consistência ao planejamento urbano, além de ajudar a reduzir despesas e eliminar desperdício. Possibilita ainda melhorar a arrecadação, favorece a justiça fiscal no cálculo dos impostos e dá mais transparência no processo de planejamento”, justificou o secretário.

A equipe está sendo montada e treinada pela empresa para iniciar nos próximos dias o processo de georreferenciamento, que visitará todos os bairros e unidades residenciais e comerciais da cidade. “Ao final teremos informações importantes para a gestão pública e o conhecimento para atualizar os dados constantemente, ganhando eficiência na administração”, finalizou Navarro.

Fonte:

Deixe seu comentário