Portal da Cidade Umuarama

Cidadania

Prefeitura e Polícia Militar realizam formatura de 1.100 alunos no Proerd

Distribuídas por 22 escolas municipais, 43 turmas foram atendidas no ano letivo

Publicado em 14/11/2019 às 03:42
Atualizado em

Distribuídas por 22 escolas municipais, 43 turmas foram atendidas no ano letivo (Foto: Divulgação)

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Umuarama e o Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária Coronel Anselmo José de Oliveira realizaram, na noite da última quarta-feira, 13, a formatura da turma 2019 do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), desenvolvido com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental nas escolas da Rede Municipal, durante este ano letivo. 

A solenidade, no Pavilhão de Indústria e Comércio do Parque de Exposições Dario Pimenta Nóbrega, reuniu os 1.100 alunos de 43 turmas atendidas pelo programa em 2019, distribuídas por 22 escolas municipais. A filosofia do Proerd é prevenir o uso de drogas entre crianças e adolescentes, resistir às pressões de amigos e da mídia, reforçar a autoestima e desenvolver lições de cidadania.

O secretário municipal da Fazenda, Everaldo Marcos Navarro, representou o prefeito Celso Pozzobom na formatura, ao lado da secretária municipal de Educação, Mauriza Gonçalves de Lima Menegasso. Participaram ainda o major Willian Silveira, representando o comandante do 25º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Agnaldo Letrinta, o deputado estadual Fernando Martins, o sargento Sérgio Lopes Rodrigues e o presidente da Câmara, vereador Noel Aparecido Bernardino.

“Agradecemos também aos pais e responsáveis que prestigiam esta iniciativa e incentivam seus filhos a ficarem longe das drogas, bem como às demais autoridades presentes a este evento tão importante, um marco na luta contra a dependência química e o crime na formação das nossas crianças”, apontou a secretária de Educação, Mauriza Lima.

As escolas participantes do programa (tanto da sede quanto dos distritos) foram apresentadas com o número de formandos de cada uma e o instrutor do Proerd, soldado Jessé Victor e Souza da Rocha, foi homenageado e muito aplaudido pela plateia. A entrada do mascote do programa, o leão Dare, também agitou as crianças.

O Proerd começou como uma parceria entre a polícia de Los Angeles (EUA) e o distrito escolar daquela cidade, em 1983, com o nome de D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education) e no Brasil é aplicado por policiais militares selecionados e formados na área de educação. Eles atuam em sala de aula durante um ano letivo, com aulas semanais de uma hora para turmas do 5º ano.

O programa está presente na Rede de Ensino do Paraná desde o ano de 2.000 e já formou aproximadamente 1,6 milhão de alunos, que se tornaram multiplicadores dos ideais na sociedade paranaense. Em Umuarama, o Proerd acontece em parceria com a Secretaria de Educação e busca proteger as crianças da violência e das drogas. Ao final, as crianças participantes receberam o Certificado Proerd, que atesta a participação dos alunos e confirma o compromisso de resistir às pressões de usarem drogas e praticarem a violência.

Cauan Felipe Ribeiro da Costa, da Escola Municipal Manuel Bandeira, e sua professora Carina Rodrigues Martinez receberam o certificado em nome dos demais alunos. Para incentivar os alunos a continuarem fazendo o melhor de si em suas atitudes, a Prefeitura de Umuarama adquiriu 22 bicicletas para premiar os alunos que produziram as melhores redações com o tema “Proerd”.

Os textos foram escolhidos pelo instrutor que orientou os alunos neste ano letivo, o soldado Jessé, que recebeu também menção honrosa da Secretaria Municipal de Educação. Ao final, os alunos prestaram o juramento de compromisso perante a sociedade, de ficarem longe das drogas e da prática da violência.


Fonte:

Deixe seu comentário