Portal da Cidade Umuarama

Obras

Ruas de Umuarama são preparadas para receber novo recapeamento asfáltico

Os reparos estão sendo realizados em meio-fio, sarjetas e tampas de boca de lobo

Publicado em 10/10/2019 às 21:20
Atualizado em

Os reparos já foram iniciados e contemplam trechos de ruas na região da Assumu (Foto: Prefeitura Municipal de Umuarama)

Uma equipe da Prefeitura de Umuarama está realizando reparos em meio-fio, sarjetas e tampas de boca de lobo em ruas que receberão recapeamento asfáltico na região da Assumu (Associação de Assistência aos Surdos de Umuarama). A Secretaria de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos informa que esse trabalho é necessário para a concessão da ordem de serviço por parte da Caixa Econômica Federal, que vai liberar os recursos para o recape. 

O diretor de Projetos Técnicos da Prefeitura, engenheiro Andrei Gomes, informou que os reparos já foram iniciados e contemplam trechos das ruas Voluntários da Pátria, dos Pampas, Farroupilha e Santa Helena e também a travessa Altônia. “Alguns moradores construíram rampas de concreto sobre a sarjeta, para facilitar o acesso de veículos, o que acaba obstruindo parte das vias”, explicou. 

Por exigência da Caixa, a Prefeitura precisa desobstruir essas sarjetas. “A empresa contratada para o serviço não pode iniciar o recapeamento com as ruas nessas condições”, acrescentou o engenheiro. O trabalho também compreende o nivelamento das tampas de bueiros com as calçadas e a troca das que estiverem danificadas. 

O prefeito Celso Pozzobom lembra que o convênio entre o município e o governo federal prevê a liberação de R$ 493 mil para o recapeamento de 13.985 m² de pavimentação antiga. “Somando com a contrapartida do município vamos investir R$ 585.259,99 nesta melhoria, que vai levar mais conforto e segurança aos moradores de uma região importante da cidade. E isso praticamente sem onerar os cofres públicos, pois a maior parte dos recursos vem do Governo Federal com o apoio dos nossos representantes políticos”, apontou. 

O secretário de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos, Isamu Oshima, informou que o recapeamento atenderá aos seguintes trechos: Rua dos Pampas (entre a Av. Tiradentes e a Associação Atlética Banco do Brasil), Travessa Altônia (entre a Av. Tiradentes e Rua Voluntários da Pátria), Rua Farroupilha (entre a Rua dos Pampas e Rua Montes Claros), Rua Voluntários da Pátria (entre a Av. Rotary e Rua José Françolin) e Rua Santa Helena (trecho entre a Av. Olinda e a marginal da rodovia PR-323). 

“A ordem de serviço também depende da disponibilidade de recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional (antigo Ministério das Cidades), liberados por meio da Caixa Econômica Federal”, completou o secretário.

Fonte:

Deixe seu comentário