Portal da Cidade Umuarama

Atenção, motoristas

Prefeitura alerta sobre presença de capivaras na região do Lago Aratimbó

Na noite de quinta-feira (12) um veículo atropelou uma fêmea adulta de capivara que atravessava a avenida Paraná

Publicado em 14/05/2022 às 09:51

A presença das capivaras na região é mais um motivo para que os limites de velocidade sejam rigorosamente respeitados (Foto: Assessoria)

Na noite de quinta-feira (12) um veículo atropelou uma fêmea adulta de capivara que atravessava a avenida Paraná. A Central de Monitoramento da Guarda Municipal foi acionada e esteve no local para prestar socorro, com apoio de profissionais da Saau (Sociedade de Amparo de Animais de Umuarama), porém, mesmo com atendimento veterinário, o animal não resistiu aos ferimentos e morreu uma hora depois.

Segundo Fernanda Periard Mantovani, chefe da divisão de Controle Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, comenta que desde 2020 uma pequena família de capivaras habita o entorno do Lago Aratimbó, um dos principais cartões-postais de Umuarama. “Já viram a mãe acompanhada por dois filhotes, em várias ocasiões, porém temos relatos de mais capivaras vistas naquela região, desta forma não temos como precisar o número de animais”, afirma.

O que se sabe, segundo Fernanda, é que as capivaras atravessam a avenida geralmente no final da tarde, mas que também aproveitam para tomar sol durante as manhãs e tardes ali no gramado do Lago Aratimbó. “O motorista que atropelou a capivara parou para prestar socorro e foi ele quem acionou a Guarda Municipal. Populares também não demoraram para sinalizar a via. Como a presença desses animais ali está bastante corriqueira, é bom que motoristas prestem bastante atenção ao passar por aquele trecho”, recomenda.

A indicação é a mesma do diretor da GMU, inspetor Valdiney Roberto Rissato. “Aquele trecho da avenida Paraná em frente ao Lago Aratimbó pede atenção especial dos motoristas, pois há sempre grande circulação de pessoas. Como temos também a presença dessas capivaras, é mais um motivo para que os limites de velocidade sejam rigorosamente respeitados”, aponta.

A capivara é uma espécie de mamífero roedor da família Caviidae e subfamília Hydrochoerinae. Está incluída no mesmo grupo de roedores no qual se classificam as pacas, cutias, os preás e os porquinhos-da-índia. Extremamente adaptável, pode ocorrer em ambientes altamente alterados pelo ser humano. É o maior roedor do mundo, pesando até 91 kg e medindo até 1,2 m de comprimento e 60 cm de altura.

Fonte:

Deixe seu comentário