Portal da Cidade Umuarama

Inovação

Prático e seguro: Aciu disponibiliza emissão de Certificado Digital à Distância

Modalidade surgiu para desburocratizar o processo, mantendo o patamar de segurança do procedimento presencial

Publicado em 17/09/2021 às 08:46

No Paraná, a Associação Comercial, Industrial e Agrícola (Aciu) é uma das primeiras entidades a disponibilizar a inovação (Foto: Aciu)

Publicada no Diário Oficial da União em fevereiro, a Instrução Normativa que amplificou a emissão dos certificados digitais por videoconferência demonstra ser uma das contribuições tecnológicas mais efetivas na prolongada pandemia de Covid-19.

No Paraná, a Associação Comercial, Industrial e Agrícola (Aciu) é uma das primeiras entidades a disponibilizar a inovação. "A coleta das informações biométricas na modalidade virtual de emissão é realizada pela captura da face do requerente durante a videochamada", explica a agente de registro Rosi Gasques.

As adequações da Instrução Normativa 05/2021 buscam a máxima segurança na identificação dos titulares e responsáveis pelos certificados. A ideia é reduzir o risco de fraudes e desburocratizar o processo de emissão por meio da verificação biométrica do solicitante.

"Com a digitalização de alguns serviços na pandemia, os procedimentos passaram a ser realizados também de forma virtual, sem ser necessário sair de casa, mas os certificados também seguem sendo emitidos presencialmente. Consideramos muito válido ampliar as modalidades", ressalta o presidente Orlando Luiz Santos.

Praticidade e segurança

O requerente pode fazer o agendamento na data e no horário da sua preferência ligando para a Aciu - (44) 3621-6700.

A emissão remota por videoconferência traz benefícios não apenas para o usuário, que ganha a possibilidade de adquirir o seu certificado digital de forma prática e totalmente segura. Mas também para a empresa certificadora, a Certisign, que passa a agilizar a emissão e a renovação, tornando o processo mais simples e rápido.

Ela ainda consegue reduzir custos a médio e longo prazo. Recebe, assim, destaque no mercado por oferecer uma alternativa moderna e acessível aos seus clientes.

Desta forma, é possível afirmar que a modalidade surgiu para desburocratizar o processo de emissão, mas manteve a segurança do procedimento presencial.

Sobre a Certisign

A Certisign é pioneira e a maior autoridade certificadora do Brasil. Há mais de duas décadas, viabiliza que serviços possam ser realizados on-line proporcionando às empresas agilidade, redução de custos e sustentabilidade.

É referência no mercado por seu tamanho e números: presente em mais de 2.200 locais de atendimento em todo o Brasil e em 14 no exterior, já ultrapassou a marca de 12 milhões de clientes atendidos. Com vasto portfólio de produtos e serviços atende empreendedores e empresas de todos os segmentos e portes por meio da tecnologia da certificação.

Fonte:

Deixe seu comentário