Portal da Cidade Umuarama

Assistência

Policiais de Umuarama e região recebem atendimento odontológico na Unipar

Objetivo é colaborar para a melhoria da saúde bucal e, por consequência, da qualidade de vida dos policiais

Publicado em 06/10/2019 às 23:42
Atualizado em

Acadêmica de Odontologia em atendimento a policial: projeto de abrangência regional colabora para melhoria da saúde bucal dos membros do 25º BPM (Foto: Unipar)

A Clínica Odontológica da Universidade Paranaense abriu vagas especiais para priorizar o atendimento de integrantes do 25º Batalhão da Polícia Militar, de Umuarama. Vários já iniciaram o tratamento, que é extensivo a toda a família.

O objetivo é colaborar para a melhoria da saúde bucal e, por consequência, da qualidade de vida. O trabalho prático desse compromisso, por parte da Unipar, começou com avaliação bucal, no Batalhão. Lá, uma equipe de estagiários, supervisionados por professores, atenderam os policiais, cônjuges e filhos, para orientar sobre cuidados e diagnosticar problemas. Para os que tiveram diagnóstico confirmando necessidade de assistência odontológica, a Clínica está oferecendo diversos serviços, como limpeza, raspagem, restauração, tratamento de canal e, em casos mais graves, extração.

Os alunos de Odontologia escalados para essa atividade são do 4º ano e trabalham sob orientação do responsável técnico, o cirurgião-dentista Adalberto Alferes. “Todos têm competência técnica para as intervenções e atuam com muito zelo e dedicação”, diz o professor. Ele lembra que, além deste projeto ter foco social, é importante para a formação dos estudantes, por oportunizar o aprimoramento das habilidades: “É a chance que encontram de praticar as teorias e, ainda, analisar situações novas que geralmente nos desafiam para a resolução de um problema”.

A parceria foi proposta pelo comandante do 25º BPM, tenente coronel Agnaldo Letrinta. “Para os policiais, essa colaboração da Unipar é muito bem-vinda, pois eles só dispõem de assistência odontológica gratuita em Maringá, o que inviabiliza para a maioria, que não tem condições financeiras de ir em busca deste benefício”, diz.

Para a coordenadora do curso, professora Cintia Araújo, a parceria é positiva porque, entre outros proveitos, motiva abordagens mais complexas no meio acadêmico. “Esta profissão [a de policial] é muito estressante e o estresse, como sabemos, acarreta diversos tipos de doenças bucais, o que permite ao estudante perceber a relação disso com a saúde dos nossos dentes”, explica.

Cuidar de quem cuida de nós

Acadêmicos reconhecem o valor do projeto. “Há vários benefícios: sei que ele acrescenta muito na minha formação, mas também acho importante e gratificante cuidar da saúde de quem cuida da nossa segurança”, diz Heloisa Cintra. A estudante Luana Cardoso concorda: “O projeto nos leva a expandir nossa visão humanista, a agregar mais experiência e aprendizado e, além de tudo, estamos ajudando quem mais nos ajuda”.

Policiais elogiam e agradecem

O policial Israel França Dias, um dos atendidos pelo projeto, elogia a eficiência dos estudantes e agradece o amparo da Unipar: “É ótimo este apoio pois nem sempre nos preocupamos com a nossa saúde e agora, participando do projeto, podemos conquistar mais saúde e mais qualidade de vida”.

A PM Angela Paiva também se sente recompensada: “É gratificante poder receber esse apoio da Unipar em forma de serviços que cuidam da nossa saúde bucal; quase sempre trabalhamos sob pressão, o que afeta diretamente nosso bem-estar, já que nos deixa propensos a contrair doenças como o bruxismo. Assim, considero a atitude da Unipar valiosa!”.

Fonte:

Deixe seu comentário