Portal da Cidade Umuarama

Antigo poliesportivo

Plantio de ipês começa mudar cenário de parque ambiental urbano de Umuarama

Plantio dos ipês compreende a primeira etapa do paisagismo, parte importante da revitalização daquele espaço, que ainda traz lembranças nada agradáveis

Publicado em 16/05/2022 às 17:59
Atualizado em

Conforme o projeto, além da parte ambiental o parque terá um pavilhão coberto e sem paredes laterais para realização de feiras e festivais (Foto: Assessoria)

O parque ambiental em implantação no antigo complexo poliesportivo, na avenida Parigot de Souza, está ganhando mais uma etapa. Começou no final de abril o plantio de 137 mudas de ipê já bem desenvolvidas, com seis metros de altura em média. “As árvores vão dar personalidade ao Parque dos Ipês, como o local vem sendo chamado, que será um novo ponto de encontro, passeio e contemplação da natureza para a população”, destacou o prefeito Hermes Pimentel.


O plantio dos ipês compreende a primeira etapa do paisagismo, parte importante da revitalização daquele espaço, que ainda traz lembranças nada agradáveis. O poliesportivo foi praticamente engolido pela erosão após o colapso no sistema de drenagem pluvial, entre 2012 e 2013. O então prefeito Moacir Silva conseguiu recuperar as galerias no final de 2016.


A partir de 2017 foi demolido o que restava das estruturas – preservando-se apenas os banheiros da parte superior e as antigas cabines de imprensa – e desde então a Prefeitura iniciou a recuperação dos taludes, com redução da inclinação, implantação de pistas de caminhada e de ciclismo e o plantio de grama mato grosso.


Após o plantio dos ipês, a próxima etapa – que deve começar ainda neste mês – fará avançar o paisagismo, com o plantio de 105 m² de trepadeira unha-de-gato, 728 m² de alamanda-amarela (outro tipo de trepadeira) e 915 m² de hera roxa, além de, futuramente, 207 unidades de agapantos de flores roxas e brancas.


“Estamos plantando 60 mudas de ipê-roxo, 51 de ipê-branco, 26 de ipê-amarelo e ainda 79 árvores de sibipiruna, jatobá, jacarandá e samambaia, 15 frutíferas (jabuticaba, acerola e amora), dez 10 mudas de oliveiras e 14 palmeiras imperiais”, explicou o secretário municipal do Meio Ambiente, Rubens Sampaio.


De acordo com o secretário, o projeto prevê a implantação de um parque ambiental urbanizado para o lazer da população. “Teremos um bosque florido com bastante espaço aberto para o passeio e o convívio dos visitantes”, disse.


Conforme o projeto, além da parte ambiental o parque terá um pavilhão coberto e sem paredes laterais para realização de feiras e festivais, com estrutura para realização de eventos, banheiros e estacionamento com 250 vagas. Os visitantes terão à disposição duas pistas, quadras esportivas de futsal, basquete, basquete 3x3, vôlei de quadra, vôlei de areia e tênis.


Estão previstos ainda um amplo parque infantil e um parque para animais, bem como a revitalização do prédio que abrigava as cabines de imprensa (da época do estádio) e farta arborização, com acessos pela Avenida Parigot de Souza e Rua Capital da Amizade. O prefeito Hermes Pimentel destaca que o trabalho envolve equipes e maquinários da prefeitura, com o mínimo de construções e impermeabilização, privilegiando a cobertura verde.

Fonte:

Receba as notícias de Umuarama no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário