Portal da Cidade Umuarama

doação

Pequenos produtores de Umuarama recebem resfriadores de leite

Resfriadores atenderão 12 produtores contemplados pelo Programa Pró-Leite

Publicado em 22/06/2020 às 21:29

Resfriadores garantem segurança para o armazenamento do leite (Foto: Prefeitura Municipal de Umuarama)

A Prefeitura de Umuarama entregou mais cinco resfriadores de leite com capacidade de mil litros para grupos de pequenos produtores na manhã desta segunda-feira, 22, no pátio rodoviário do município. “Enfrentamos uma queda na arrecadação, por conta da pandemia, mas graças ao planejamento e avanços conquistados nos três primeiros anos da gestão, tem sido possível atender o setor produtivo com vários incentivos”, destacou o prefeito Celso Pozzobom durante a entrega.

“Estes resfriadores, nos quais investimos cerca de R$ 55 mil em recursos próprios, vão ajudá-los a garantir a qualidade do leite, reduzir custos e melhorar a lucratividade”, emendou. Nos últimos anos o município já forneceu concessão de uso de 22 resfriadores, que beneficiam cerca de 70 produtores de leite. 

Graças à licitação, cada um dos equipamentos entregues nesta segunda custou ao município R$ 10.900,00. “Eles atenderão 12 produtores contemplados pelo Programa Pró-Leite, criado pelo município para promover o aumento da produção leiteira através de incentivos como correção e preparo do solo para reforçar as pastagens, distribuição de novilhas de alto padrão, insumos, assistência técnica e qualificação dos produtores”, lembrou o diretor e Agricultura e Pecuária, Vinícius Chimenez. 

Os resfriadores garantem segurança para o armazenamento do leite entre a ordenha e a coleta, feita geralmente a cada dois dias pelos caminhões das cooperativas e laticínios. “Este é um dos equipamentos que exigem o maior investimento no processo e são fundamentais para a qualidade do leite. Concedidos pelo município para uso sem custo, servem de incentivo para o aumento da produção e atendem vários produtores. Um deles foi para a Vila Rural de Lovat”, informou Chimenez. 

O prefeito Celso Pozzobom lembrou que com o Programa Pró-Leite a Prefeitura tem ajudado os donos de rebanhos leiteiros a recuperar o solo com mecanização, adubação e plantio de gramíneas. “Além dos incentivos do programa, temos tido cuidado especial na manutenção e melhorias das estradas rurais, construção e reforma de pontes, cascalhamento e em alguns casos até pavimentação. Também investimos na aquisição de máquinas, implementos agrícolas e veículos para o município, renovando o pátio rodoviário e atendendo mais produtores”, disse. 

A produção agropecuária é muito importante para o município, completou Pozzobom. “Num momento em que perdemos receita com a queda da atividade econômica, o setor agrícola e a pecuária são fundamentais para contribuir com a arrecadação, produzindo alimentos para a população e movimentando a economia. Desejo sucesso a todos e contem com o município”, finalizou.

Fonte:

Deixe seu comentário