Portal da Cidade Umuarama

agricultura

Pequenos produtores de Umuarama recebem mil toneladas de adubo orgânico

Objetivo é reduzir os custos de 125 agricultores familiares cadastrados no Programa de Incentivo à Agricultura Familiar de Umuarama

Publicado em 14/07/2020 às 21:09
Atualizado em

Entrega foi realizada nesta terça-feira (14) (Foto: Prefeitura Municipal de Umuarama)

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente entregou nesta terça-feira, 14, mais um lote de fertilizante à base de esterco de frango para pequenos produtores rurais por meio do Programa de Incentivo à Agricultura Familiar de Umuarama. O diretor de Agricultura e Pecuária do município, Vinícius Chimenez, destacou os incentivos do município à produção de hortifrutigranjeiros e a importância do setor na manutenção dos programas sociais mantidos pela Prefeitura.

Nesta etapa, o município vai distribuir 8 toneladas de esterco de frango para cada um dos 125 agricultores familiares cadastrados, totalizando cerca de mil toneladas – um investimento aproximado de R$ 160 mil em recursos próprios. “A finalidade da doação é reduzir os custos de produção para os pequenos produtores, que vendem sua produção ao Banco de Alimentos, ao Sacolão do Produtor e à Cooperu, cesta verde, merenda escolar, entre outros programas, e nas feiras livre e do produtor”, explicou Vinícius Chimenez. 

O diretor acrescentou que o esterco animal é um adubo orgânico importante para repor os nutrientes do solo e ampliar a produção, melhorando o desenvolvimento e a resistência das plantas. O material já foi distribuído aos agricultores do distrito de Cedro, nas propriedades rurais próximas a Umuarama, em Serra dos Dourados – nesta terça-feira – e em breve aos produtores da região de Santa Eliza. Lembrou também que estão a Prefeitura estão recebendo inscrições de agricultores interessados no cultivo de mamão, muito rentável no clima e solo de Umuarama, com a devida orientação técnica.

Fonte:

Deixe seu comentário