Portal da Cidade Umuarama

Na Miguel Rossafa

Passeata alerta para luta contra a exploração sexual de crianças e adolescentes

O dia 18 de maio é marcado por ser o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Publicado em 18/05/2022 às 13:56
Atualizado em

Evento em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes começa às 19h (Foto: Portal da Cidade Umuarama/Eduardo Sebim)

A Prefeitura de Umuarama, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove a partir das 19h desta quarta-feira (18) uma passeata pelo Maio Laranja, que aborda a conscientização e o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A saída será da praça Miguel Rossafa com destino à praça Arthur Thomas.

A psicóloga Nathalia Ynae Marreque Giroldo, do Serviço de Atendimento Psicológico (SAP), convida toda a população para que faça parte desta importante ação. “Toda a sociedade deve estar muito atenta aos sinais de violência, em todas as suas formas, às crianças e adolescentes. A omissão faz com que a violência nunca acabe, por isso é preciso o envolvimento de todos nessa luta”, resume.

O dia 18 de maio é marcado por ser o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e em Umuarama há uma rede de apoio e enfrentamento a essas situações, que oferece, conforme indica o Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual Infanto-Juvenil, proteção integral, prioridade absoluta aos casos, mobilização e articulação de ações e acompanhamento por equipe multidisciplinar. “Apenas com o engajamento de toda a sociedade vamos conseguir pôr um fim na violência sexual”, aponta Nathalia, que é coordenadora da Rede de Saúde Mental.

Faça bonito

Em 2021, 35 casos de violência sexual contra crianças e adolescentes foram registrados em Umuarama, segundo dados do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). “Só entre janeiro e abril foram certificados 16 casos na cidade. O abuso, na maioria das vezes, é praticado por pessoas próximas (da confiança da família) e, em vários casos, até pessoas da própria família da vítima”, conta Ivo Galdino da Silva, coordenador do Creas.

Ele fala da importância da campanha “Faça Bonito”, desenvolvida pela Secretaria de Assistência Social durante todo o mês de maio. “Profissionais do Creas realizaram palestras nas escolas de futsal e de futebol de Umuarama, também na Afsu, Aceru e Monte Branco, além de entidades e escolas diversas. A informação é muito importante para que todos possam se conscientizar e também saber as formas de denunciar esses crimes”, pontua o coordenador.

A ‘porta de entrada’ para as denúncias de crimes contra crianças e adolescentes é o Conselho Tutelar do Menor, que tem a responsabilidade de denunciar os casos. “Porém, todos os profissionais da rede de proteção – e todos os cidadãos – têm o dever de denunciar. As denúncias são feitas durante todo o aumento, porém elas aumentam nos meses de maio e junho, muito talvez pela realização da campanha Faça Bonito. Por isso vale reforçar: todos temos esse dever de cuidar de nossas crianças e adolescentes”, finaliza Galdino Silva.

Confira como está o clima em tempo real na câmera instalada na Praça Miguel Rossafa. 

Fonte:

Deixe seu comentário