Portal da Cidade Umuarama

Cultura

Orquestra Experimental de Umuarama abre inscrições para novos músicos

Vagas são destinadas para músicos interessados na prática de música popular e erudita

Publicado em 19/02/2018 às 05:50

O início das práticas foi agendado para o dia 19 do próximo mês (Foto: Protásio de Moraes/Ilustrativa)

A Fundação Cultural de Umuarama está abrindo chamamento público para a composição da Orquestra Experimental de Repertório (Oeru). As vagas são destinadas para músicos interessados na prática de música popular e erudita de duos, trios, quartetos, quintetos, grupos de câmara e orquestra completa, para atuação em eventos promovidos no município, também pelo Estado e em outras localidades do país.

O lançamento do edital de chamamento para inserção de novos músicos na Oeru ocorrerá nesta segunda-feira, 19, e o período de inscrições vai de 21 de fevereiro a 2 de março, na secretaria do Centro Cultural Vera Schubert, em horário normal de expediente. O teste de nivelamento será nos dias 9 e 10 de março (datas previstas), em local a ser indicado pela Fundação Cultural de Umuarama, e a divulgação do resultado do nivelamento com a lista de aprovados e primeiros convocados deve ocorrer entre os dias 14 a 16 de março.

O início das práticas foi agendado para o dia 19 do próximo mês. As vagas oferecidas para cada grupo são as seguintes: cordas friccionadas – 10 para violinos, 5 violas, 3 violoncelos e 2 contrabaixos acústicos; madeiras – flautim, flauta transversal, oboé, corne inglês, clarinete, clarone e fagote, sendo uma vaga para cada instrumento; metais – trompetes (2), trombones e trompas (3 cada) e uma para tuba; teclas – uma para piano; e duas vagas para percussão.

A banca para a seleção será montada pela Fundação Cultural, sendo composta pelo maestro do grupo, spalla e o principal de cada naipe, além de um professor de música convidado. Na inscrição para cada naipe, o candidato deverá apresentar documento de identidade e um breve histórico musical. Haverá um repertório mínimo a ser executado (trecho/peça musical), além de escala maior de duas ou três oitavas com tonalidades relativas a cada instrumento. Uma peça livre, à escolha do candidato, e uma leitura e ser executada no momento do teste de nivelamento oferecida pela banca também serão necessários.

A idade mínima para concorrência é de 11 anos completos de idade até a data do teste de nivelamento. As informações são do maestro Samuel de Siqueira, diretor artístico da Oeru, e da diretora da Fundação Cultural de Umuarama, Vera Lúcia Borges.

Fonte:

Deixe seu comentário