Portal da Cidade Umuarama

Oeru

Orquestra de Umuarama tem concerto inaugural no próximo dia 10

Concerto inaugural mostrará amplo repertório, divulgando a potencialidade musical e cultural do município

Publicado em 23/11/2017 às 07:23

A entrada é franca para a população, porém os convites serão limitados (Foto: Reprodução/Facebook)

A Orquestra Experimental de Repertório de Umuarama (Oeru) realiza o seu concerto inaugural no próximo dia 10, as 21h30, no Teatro do Centro Cultural Schubert. A apresentação terá ainda, como grupo convidado, o coral da Igreja Evangélica Assembleia de Deus – Templo Sede – desta cidade, com entrada franca para a população, porém os convites serão limitados. Os interessados devem retirá-los no Centro Cultural Vera Schubert e pontos definidos pelos apoiadores culturais do evento.

Criada em setembro de 2017, a orquestra surgiu a partir da necessidade do município em contar com um grupo musical de nível profissional onde os estudantes de música, bem como os músicos profissionais, pudessem trocar experiências e executar vários repertórios na vertente erudita e popular, ofertando à população um nível artístico-cultural diferenciado, explica o diretor artístico da Oeru, maestro Samuel Nunes de Siqueira.

“Houve a sensibilidade por parte do prefeito Celso Pozzobom e total apoio de sua gestão para o início dos trabalhos, bem como a sessão de uso do Centro Cultural como primeira e atual sede do projeto”, recorda o maestro. Junto à Fundação Cultural de Umuarama foram realizados testes de nivelamento. Selecionados, os músicos avaliaram o melhor repertório para o início deste projeto e com 70 dias de trabalho o concerto inaugural mostrará vários frutos, divulgando a potencialidade musical e cultural do município a todo o Estado.

A orquestra tem como Spalla o violinista Emerson Hipólito e conta hoje com certa de 40 músicos, divididos em naipes de cordas (violino, violas, violoncelos e piano), sopros madeiras (flautas transversais, oboés e clarinetes), sopros metais (trompetes, trombones e tuba) além do naipe de percussão.

Maestro

O maestro Samuel Nunes de Siqueira é violinista, pedagogo, arranjador, produtor musical e professor de música formado pela Association Suzuki of America e pela UFSCar. Foi violinista em várias orquestras e grupos renomados, professor e regente do Projeto Guri e regeu diversas orquestras de nível didático e grupos para eventos. Ele criou a Orquestra Sinfônica Jovem de Dracena (SP) e chegou a Umuarama em 2014. Trabalhou pela criação de uma classe de cordas friccionadas (violinos, violas, violoncelos e contrabaixo), além de atuar em colégios particulares como professor de Artes Musicais.

Criou, junto à diretora do Conservatório Musical Santa Cecilia, Márcia Rigobello a Orquestra de Câmara Santa Cecilia, que hoje conta com duas orquestras efetivas realizando eventos locais e regionais, com músicos participando de diversos festivais por todo o Estado. “Em 2016, com o Colégio Padre Manoel da Nobrega, criamos a Orquestra Jovem de Umuarama, com estudantes que jamais sonharam em tocar um instrumento erudito. O grupo obteve notoriedade local, regional e estadual. Em julho deste ano, parte do grupo participou do Festival Internacional de Música de Londrina”, lembrou.

Agora, o maestro Samuel se junta aos maestros Urias Assunção e Sergio Gamberini para inaugurar mais uma orquestra, a Oeru, que começa com os patrocínios de Black à Rigor, Beta Ranzani, FV Cadeiras e Musical Master Som.

Fonte:

Deixe seu comentário