Portal da Cidade Umuarama

Ponto facultativo

Órgãos municipais não vão ter atendimento na sexta-feira em Umuarama

Pausa após o Corpus Christi foi aprovada por decreto que estabelece que serviços essenciais não sofrem paralisação

Publicado em 07/06/2023 às 18:31

Em Umuarama a administração municipal definiu os horários de funcionamento indicados pelos órgãos da administração pública estadual e federal (Foto: Assessoria)

Órgãos da administração municipal, direta e indireta, não vão oferecer atendimento ao público na próxima sexta-feira (9), conforme os decretos 030 e 094/2023, devido à comemoração do Corpus Christi que acontece nesta quinta-feira (8). Apesar de não ser considerado um feriado nacional, o município tem o poder de definir como ponto facultativo. Os mesmos decretos estabelecem também que há a garantia de que os serviços essenciais que, por sua natureza, não sofrerão paralisação.

Em Umuarama a administração municipal definiu os horários de funcionamento indicados pelos órgãos da administração pública estadual e federal, como explica o prefeito Hermes Pimentel. “O cidadão pode ficar tranquilo com relação principalmente aos atendimentos em saúde, porque o Pronto Atendimento (PA) nunca fecha as portas e, da mesma forma, nunca fica sem ao menos dois médicos – fora toda a estrutura de enfermeiros, atendentes etc – para os casos de urgências e emergências”, detalha.

Já o secretário de Saúde, Herison Cleik da Silva Lima chama a atenção para o fato de que, além do atendimento emergencial normal oferecido no PA, há ainda os hospitais que ficam de plantão para todos os casos graves. “As Unidades Básicas de Saúde (UBS) não vão abrir sexta-feira, porém o atendimento volta normalmente na segunda-feira (12)”, indica.

A Secretaria de Educação também comunica que não haverá aulas quinta e sexta. O secretário municipal de Administração, Deybson Bitencourt Barbosa, reforça que o horário especial de expediente de trabalho não se aplica aos serviços funerários, aos de varrição, aos de coleta de lixo, aos da Guarda Municipal e a outros serviços essenciais, que não podem sofrer paralisação.

Fonte:

Deixe seu comentário