Portal da Cidade Umuarama

Previsão Simepar

Onda de calor pode elevar temperaturas a até 41°C na próxima semana em Umuarama

A onda de calor atual é consequência da massa de ar quente e seca instalada entre a Argentina e o Brasil

Publicado em 13/01/2022 às 15:35

A baixa umidade do ar pode provocar problemas de saúde e facilita as queimadas nas regiões com vegetação seca (Foto: Eduardo Sebim/Portal da Cidade Umuarama)

A próxima semana será de sol e calor intenso em Umuarama, de acordo com previsão do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). O detalhe que mais chama a atenção nos dados são as temperaturas: elas podem chegar aos 41°C.

A onda de calor atual é consequência da massa de ar quente e seca instalada entre a Argentina e o Brasil, e que impede a formação de nebulosidade e, consequentemente, eleva as temperaturas e reduz a umidade do ar.

Seguindo a previsão, o calor intenso deve se apresentar já no domingo (16), e seguir até quinta (20), e ele derruba também a umidade do ar, que na terça (11), pode chegar aos 13%. Nos demais dias, ela vai variar entre 18% a 19%.

Na escala da Organização Mundial de Saúde (OMS), o índice inferior a 30% é considerado preocupante; entre 20% e 30% indica estado de atenção; entre 12% e 20%, de alerta; e abaixo de 12%, alerta máximo.

A baixa umidade do ar pode provocar problemas de saúde e facilita as queimadas nas regiões com vegetação seca. Os principais efeitos nos homens são secura na garganta e nos olhos, problemas respiratórios, fadiga muscular, náuseas, sangramento pelo nariz e tosse.

A Defesa Civil Estadual aconselha as pessoas a beberem muito líquido, uma quantidade equivalente ao que se toma durante o verão, que comam comidas leves e evitem trabalhos pesados, principalmente no sol.

(Fonte: Simepar)

Fonte:

Deixe seu comentário