Portal da Cidade Umuarama

Medidas

Obras ajudam a conter erosão no aeroporto municipal de Umuarama

As bacias de contenção de águas pluviais estão sendo ampliadas e reforçadas

Publicado em 18/10/2018 às 06:29

A Prefeitura está prestando assistência à família atingida pela lama que escorreu pela encosta do aeroporto (Foto: Tiago Boeing)

A empresa responsável pela ampliação e revitalização da pista do Aeroporto Municipal Orlando de Carvalho está adotando medidas preventivas para minimizar o risco de erosão nas encostas e alagamentos de casas na rua Francisco Pimentel da Silva, paralela à área de pousos e decolagens. Após os estragos do último domingo, a encosta foi recuperada e está recebendo uma grande extensão de grama da variedade mato grosso.

As bacias de contenção de águas pluviais estão sendo ampliadas e reforçadas, para que o volume – em dias de chuva forte – seja contido dentro da área do aeroporto. “Estamos tomando as medidas necessárias para sanar esse problema, ao mesmo tempo em que o município vem assistindo à família atingida. Creio que nas próximas chuvas o trabalho vai mostrar um resultado satisfatório e eliminar esse perigo”, comentou nesta quarta-feira, 17, o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Douglas Bácaro.

Como o aeroporto está em obras e o sistema de drenagem pluvial ainda não foi implantado, as medidas adotadas foram a melhor forma encontrada pela empresa para evitar a erosão do barranco, que em algumas ocasiões encheu a rua de terra e lama após chuvas fortes. “É claro que um volume imprevisível de precipitação pode causar transtornos, mas com as obras em execução nesta semana acreditamos que o problema será minimizado”, completou o secretário.

A obra está entrando na fase de recapeamento asfáltico da pista e do pátio de manobras. A via exclusiva para o acesso do caminhão de combate a incêndios até a pista foi asfaltada nesta quarta-feira e o trabalho avançará no pavimento, ao longo da semana – “deste que o tempo não atrapalhe as equipes de operários”, lembrou.

A Prefeitura está prestando assistência à família atingida pela lama que escorreu pela encosta do aeroporto, no início da semana. O secretário Douglas Bácaro visitou a família e a secretária de Assistência Social, Izamara Amado de Moura, destinou uma equipe para apurar as necessidades e auxiliar no retorno à residência, localizada na Rua Francisco Pimentel da Silva. Por orientação da Defesa Civil, os moradores foram transferidos para a casa de familiares por conta dos riscos de alagamento, após as fortes chuvas da noite do último domingo.

Fonte:

Deixe seu comentário