Portal da Cidade Umuarama

Bairro Saudável

Neste ano programa já recolheu 92 toneladas de entulho em Umuarama

No ano passado a Prefeitura visitou todos os bairros e os caminhões recolheram 160 toneladas de entulhos

Publicado em 19/02/2018 às 00:49

Nesta nova fase do programa o foco seria materiais que acumulam água e poderiam favorecer a reprodução do mosquito da dengue (Foto: Tiago Boeing/ PMU)

Em 16 etapas do Programa Bairro Saudável, no ano passado, a Prefeitura visitou todos os bairros de Umuarama e os caminhões recolheram 160 toneladas de entulhos. Nesta nova fase do programa, em 2018, quando o foco seria materiais que acumulam água e poderiam favorecer a reprodução do mosquito da dengue, o Bairro Saudável já recolheu 92 toneladas de entulho e resíduos em 10 dias de trabalho

O número pode parecer positivo, mas está havendo um engano por parte da população e isso tem dificultado o objetivo, que é o combate à dengue, avalia o secretário municipal de Serviços Públicos, José Guimarães de Melo. Segundo ele, o volume chega a ser preocupante pois neste ano, até agora, apenas quatro etapas foram realizadas das 16 previstas.

“Em vez de deixar na calçada apenas os materiais recicláveis, móveis velhos e recipientes plásticos – como tambores, bacias, baldes velhos e similares – a população está se desfazendo de tudo, inclusive galhos e troncos de árvores, restos de demolição, sobras de construção, sofás velhos e outros objetos de grande volume. Esse não é o foco do programa neste momento”, orientou o Guimarães.

O secretário explicou que com base no que foi realizado em 2017, considerando a quantidade de entulhos recolhidos, a secretaria preparou uma escala de trabalho para cobrir toda a cidade durante o mês de fevereiro, numa ação emergencial para reduzir o número de criadouros e controlar o mosquito da dengue. O último Liraa (Levantamento de Índice Rápido para Infestação pelo Aedes aegypti) encontrou larvas do mosquito em 6,3% das residências de Umuarama – enquanto o nível aceitável seria 1%.

“Porém, devido ao volume excessivo de entulhos dispensados, e boa parte de maneira errada, estamos com atraso no cronograma inicial. As equipes têm trabalhado diariamente, mesmo assim levamos mais tempo que o previsto”, afirmou o secretário. Ele reforça que a população deve descartar o material de forma correta: entulho separado de galhos e do lixo reciclável. Cada caminhão coleta um tipo de resíduo que não deve ser misturado aos demais. Os recicláveis são recolhidos pela coleta seletiva e no site da Prefeitura pode ser encontrado o roteiro de toda a cidade, com o dia que o pessoal trabalha em cada bairro.

Guimarães enfatiza que restos de construção não podem ser descartados neste programa. “Isso é responsabilidade do gerador desses resíduos. Estamos recolhendo colchões, armários desmontados, sofás, móveis velhos, bacias, baldes, tambores, brinquedos e eletrodomésticos estragados”, disse.

Um carro ou moto com sonorização percorre os bairros um dia antes, comunicando à população sobre a coleta no dia seguinte. O horário de descarte também deve ser respeitado. “Tem morador colocando lixo na calçada após a passagem do caminhão e ele não vai passar novamente”, completa o secretário. O horário de trabalho do caminhão nos bairros é das 7h às 10h e das 13h às 16h.

Fonte:

Deixe seu comentário