Portal da Cidade Umuarama

Respeito

Mostra marca Dia Mundial da Pessoa com Deficiência em Umuarama

Evento de valorização da pessoa com deficiência está marcado para o próximo dia 5

Publicado em 29/11/2017 às 08:16

Dia objetiva a inserção da pessoa com deficiência em diferentes aspectos da vida social (Foto: Ilustrativa)

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD) está organizando, em parceria com a Secretaria de Assistência Social do município e entidades, ações com o objetivo de chamar a atenção da sociedade e despertar a reflexão e atenção para a inclusão e valorização das pessoas portadoras de deficiência. A parceria inclui ainda a Apae (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais), Assumu (Associação dos Surdos de Umuarama), Apadevi (Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes Visuais) e a AMA – Associação dos Pais e Amigos dos Autistas de Umuarama.

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é lembrado em 3 de dezembro por todo o mundo desde 1992, quando a data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o intuito de conscientizar as pessoas sobre a importância de assegurar os direitos dessa faixa da população, permitindo a sua inserção em diferentes aspectos da vida social. Em comemoração à data, o CMDPD e parceiros prepararam eventos de valorização ao Dia da Pessoa com Deficiência, marcados para o próximo dia 5.

Das 8h às 11h30 será realizada uma mostra de serviços na Praça Arthur Thomas, apresentando os trabalhos realizados pelas entidades de atendimento às pessoas com deficiência. Haverá apresentações dos projetos, trabalhos artesanais e vivências para a comunidade em geral. Também no dia 5, a partir das 19h no Auditório do Campus III da Unipar (Universidade Paranaense), será apresentada a palestra “Estatuto da Pessoa com Deficiência: Desafios e ações do estado, da família e da sociedade”, ministrada por João Maria Ferrari Chagas, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Campo Mourão.

As informações são da secretária executiva do conselho, Gláucia Moreno de Freitas. O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD) tem atualmente na presidência Bruna Daiane de Lima e funciona na Casa dos Conselhos, na Avenida Presidente Castelo Branco, 3302, salas 5 e 6. Mais informações pelos fones (44) 3906-1092 e 98457-1109.

Fonte:

Deixe seu comentário