Portal da Cidade Umuarama

Perda

Morre em Umuarama, aos 90 anos, o médico pioneiro Hyzo Gondeberto dos Santos

Fundador do Cemil e da Associação Médica, ele deixa como legado uma trajetória ética irrepreensível, reconhecida através de diversas homenagens

Publicado em 17/01/2020 às 04:38
Atualizado em

A trajetória profissional do Dr. Hyzo confunde-se com a própria história de desenvolvimento da medicina regional (Foto: Reprodução/redes sociais)

Um dos fundadores do hospital Cemil, o médico Hyzo Gondeberto dos Santos faleceu em Umuarama na noite desta quinta-feira (16), aos 90 anos. Ele também foi um dos fundadores da Associação Médica (primeiro associado oficial).

A proximidade dos 64 anos de sua graduação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a dedicação à medicina de forma ética mereceram votos de louvor e a concessão do diploma de honra ao mérito pelo Conselho de Medicina do Paraná.

Histórico ético

Natural de São Mateus do Sul, o Dr. Hyzo formou-se em 1955 e se registrou no CRM-PR no início de 1960, ano da criação oficial do município de Umuarama.

Já no segundo mandato da Associação Médica assumiu a presidência, ficando na função até 1973. Foi apoiador da constituição da Delegacia Regional do CRM-PR, o que ocorreu em agosto de 1988.

Entre as muitas homenagens que recebeu por sua conduta ético-profissional está o Diploma de Mérito conferido pelo Conselho de Medicina do Parana na solenidade do Dia do Médico de outubro de 2006, pelo Jubileu de Ouro.

O Dr. Hyzo também é um dos membros fundadores da Academia Paranaense de Medicina, tendo em 2017 sido elevado à categoria de emérito, ao lado do Prof. Ricardo Pasquini.

Cidadão honorário de Umuarama, em maio de 1999 foi condecorado pela Câmara Municipal. 

As informações sobre o velório ainda não foram divulgadas pela família.


Fonte:

Deixe seu comentário