Portal da Cidade Umuarama

Preocupados

Moradores relatam infestação de escorpiões no Jardim Estância II, em Umuarama

Eles dizem que entulhos, lixo e o mato em terrenos particulares, ou até mesmo em residências, estão atraindo diversos tipos de insetos

Publicado em 12/02/2021 às 03:40
Atualizado em

Escorpião capturado pela vendedora Débora Torres dos Santos Martins em sua residência, na última terça-feira (9) (Foto: Débora Martins)

Moradores do Jardim Estância II, em Umuarama, estão assustados com a quantidade de escorpiões que tem aparecido no último mês nas habitações. Eles dizem que entulhos, lixo e o mato em terrenos particulares, ou até mesmo em residências, estão atraindo diversos tipos de insetos, principalmente, pernilongos e os temidos escorpiões.

A vendedora Débora Torres dos Santos Martins, que tem uma criança de três anos, e representa um grupo de moradores reclamantes, diz ter capturado vários escorpiões, o último nesta terça-feira (9). Ela destaca que o mesmo fato está ocorrendo com seus vizinhos, todos moradores da Rua Benedito dos Santos.

“Sempre mato e jogo no vaso sanitário e aciono a descarga, mas esse último que capturei e matei na terça-feira, eu resolvi guardar e procurar vocês para relatar o problema. Não sabemos o que fazer, e esperamos que com a divulgação, algo seja feito pelas autoridades do município”, relatou em entrevista ao Portal da Cidade Umuarama.

Por desconhecimento de como agir no caso, a moradora, assim como os demais vizinhos, não realizou reclamação pelo telefone 156, da Prefeitura Municipal – que serve para este tipo de situação, e para outros atendimentos ao público, ou sugestões. Ela foi orientada pela própria reportagem para que faça o relato do caso ao canal de comunicação do município.

O Portal da Cidade Umuarama informou sobre a infestação de insetos à Secretaria Municipal de Comunicação Social (Secom), que imediatamente se prontificou a levar a reclamação da moradora para a Vigilância Municipal Ambiental, que nestes casos age com uma busca ativa no local. A Secom também fez questão de frisar, que a moradora precisa abrir um chamado no 156, lembrando ainda que a Prefeitura Municipal dispõe de registro de reclamações pelo seu site.

A melhor forma de afastar a possibilidade de acidentes com escorpiões é evitar que se proliferem nas residências e áreas urbanas. A Secretaria Municipal de Saúde orienta a população sobre os cuidados que devem ser tomados para coibir que a população desses animais cresça. As principais medidas são organizar o quintal e mantê-lo limpo, remover entulhos e sobras de construção, e fechar frestas, colocando telas nos ralos e nas janelas.


Apartamentos para alugar em Umuarama

Fonte:

Deixe seu comentário