Portal da Cidade Umuarama

DIA DA ARVORE

Córrego Pinhalzinho recebe o plantio de 200 mudas de árvores nativas

Plantio marcou início da recuperação de mata ciliar que terá etapas próximas envolvendo também os moradores da região

Publicado em 24/09/2019 às 06:23
Atualizado em

Com o apoio dos jovens e adolescentes foram plantadas mudas nativas da região (Foto: Prefeitura de Umuarama)

No Dia da Árvore – comemorado em 21 de setembro – a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente se uniu aos grupos de adolescentes Nova Geração (Gang) e Jovens Franciscanos Anunciadores de Cristo (Jofac), da Paróquia São Francisco de Assis, para o plantio de 200 mudas de árvores nativas nas margens do córrego Pinhalzinho, no Jardim Porto Belo – próximo à ponte do Parque Laranjeiras. 

O plantio marcou o início da recuperação de mata ciliar que terá etapas próximas envolvendo também os moradores daquela região. “Atendendo a uma recomendação do Ministério Público Estadual, estamos plantando espécies nativas nas margens do córrego para evitar o solapamento e a erosão da encosta, que avança na direção de algumas residências. A ação tem portanto, as finalidades de recuperar o meio ambiente e proteger as habitações”, explicou o diretor de Meio Ambiente, Matheus Michelan Batista. 

Com o apoio dos jovens e adolescentes, foram plantadas mudas de gurucaias, ingazeiros, pitangueiras, jabuticabeiras e de maricá, entre outras. “Em breve plantaremos mais algumas centenas de mudas com o apoio dos moradores, que serão orientados a ajudar no cuidado dessas árvores para que elas tenham o desenvolvimento assegurado”, acrescentou o diretor. 

O plantio marcou o início da recuperação de mata ciliar que terá etapas próximas envolvendo também os moradores daquela região

O prefeito Celso Pozzobom tem acompanhado de perto ações de plantio e defende a arborização urbana. “A retirada de árvores exóticas doentes ou inadequadas para alguns ambientes causa certo impacto na população, mas estamos plantando muito mais árvores que retirando. A arborização urbana já recebeu milhares de mudas de ipê, árvore símbolo de Umuarama, e tantas outras espécies substituindo árvores exóticas (que não fazem parte da flora regional), além das ações de combate a erosão e proteção de nascentes e mananciais, que ajuda na recuperação ambiental”, lembrou. 

Nesta segunda, Pozzobom acompanhou o plantio de mudas no Colégio Estadual Bento Mossurunga, apoiando iniciativa do Núcleo Regional de Educação, Instituto Ambiental do Paraná e Emater, que visa o plantio de 8 mil mudas em estabelecimentos de ensino da cidade e áreas próximas.

Fonte:

Deixe seu comentário