Portal da Cidade Umuarama

LAZER

Construção de Parque Ecológico em Umuarama tem mais uma etapa iniciada

Projeto tem atenção especial para que a instabilidade do solo no local não volte a trazer a ameaça da erosão

Publicado em 20/08/2019 às 02:41
Atualizado em

Cada novo setor trabalhado com terraplanagem de imediato recebe gramado (Foto: Tiago Boeing / PMU)

Aos poucos o antigo complexo poliesportivo da Avenida Parigot de Souza, tragado pela erosão há alguns anos, está dando lugar a um novo Parque Ecológico e de lazer que a Prefeitura está construindo com recursos e equipe própria. Na última semana, mais uma etapa foi iniciada e agora a equipe trabalha com caminhões e pás carregadeiras no cruzamento da avenida com a Rua José de Ângelo, no Jardim dos Pioneiros.

O projeto segue as orientações do prefeito Celso Pozzobom, com atenção especial para que a instabilidade do solo no local não volte a trazer a ameaça da erosão. “Não queremos esse pesadelo nunca mais. Por isso, a engenharia da Prefeitura mantém cuidado constante com as várias redes de galerias pluviais que cortam aquela região, realizando as manutenções necessárias assim que detectamos qualquer sinal de avaria”, disse. 

O projeto de implantação do parque vem estabilizar o local. “O pessoal está nivelando os aterros, deixando a terra se compactar e o plantio imediato de grama mato-grosso após a conclusão de cada etapa ajuda a preservar o solo. Naquele espaço teremos apenas pequenas construções, como pistas de caminhada e bicicleta, quadras esportivas a céu aberto, parque infantil, um parque especial para animais de estimação, um mirante, muitas árvores, estacionamento para dezenas de veículos arborizado e com calçamento ecológico e uma área coberta para realização de eventos”, acrescentou Pozzobom. 

Cada novo setor trabalhado com terraplanagem de imediato recebe gramado. “Quando terminarmos a adequação do solo em toda a área do parque, teremos grama em praticamente toda a extensão e em seguida serão implantados os equipamentos previstos no projeto. Sem correria, com um investimento modesto e todo cuidado, daremos à população um ótimo local para passar horas de lazer, diversão e contemplação da natureza”, resumiu o secretário municipal de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos, Isamu Oshima. 

O trabalho também envolve maquinário e equipe da Secretaria Municipal de Serviços Rodoviários, sob o comando do secretário Mauro Liutti. “O pessoal está empenhado. Logo teremos uma nova área de lazer para passeios, esportes, convivência e diversão. Até os bichos de estimação terão o seu espaço”, comentou o secretário. 

A última etapa finalizada, com a adequação de 4 mil m², recebeu gramado e agora mais uma grande área está sendo adequada. O ritmo é intenso, mas como é necessária grande movimentação de terra, o secretário não arriscou uma previsão de conclusão. “Até o final deste ano creio que entraremos na reta final”, disse Isamu Oshima. 


Fonte:

Deixe seu comentário