Portal da Cidade Umuarama

Meio Ambiente

Limpeza do Lago Aratimbó fica pronta em uma semana e represa será repovoada

A empresa contratada pela Prefeitura para o serviço vem retirando do local cerca de 130 viagens de areia por dia

Publicado em 14/01/2022 às 18:42
Atualizado em

Quando o nível da água for restabelecido, a parte superior da passarela terá cerca de um metro de profundidade e na parte inferior o lago será mais profundo (Foto: Assessoria)

Com mais uma semana de trabalho deve ser concluída a limpeza do Lago Aratimbó. O prefeito interino Hermes Pimentel visitou o local na manhã desta sexta-feira (14) . “A visão já é outra. Assim que a areia for removida e o nível do lago for normalizado, teremos um cenário muito mais agradável para os frequentadores que passam as tardes e finais de semana naquele ambiente”, comentou.

A empresa contratada pela Prefeitura para o serviço vem retirando do local cerca de 130 viagens de areia por dia. Já foram levadas mais de 1.900 viagens de caminhão e ainda restam cerca de 600 para finalizar a limpeza. Quando o nível da água for restabelecido, a parte superior da passarela terá cerca de um metro de profundidade e na parte inferior o lago será mais profundo.

Está prevista uma reforma na passarela e também o repovoamento com espécies nativas de peixes. “Vamos soltar cerca de 20 mil peixes juvenis de espécies que fazem parte da fauna aquática local. Será necessário restringir a pesca para que eles se desenvolvam”, explicou o diretor de Meio Ambiente do município, Rubens Sampaio.

O trabalho começou no final de novembro. Os sedimentos são retirados da represa por uma escavadeira hidráulica e destinados à recomposição de aterros. “O lago ficou muitos anos sem cuidado”, disse o diretor. “Agora faremos a limpeza periodicamente, até que seja possível implantar um sistema para evitar o assoreamento”, completou.

Fonte:

Deixe seu comentário