Portal da Cidade Umuarama

Obras

Lançada mais uma etapa da micropavimentação em Umuarama

Com o novo contrato, celebrado entre o município e o Cindepar, serão mais 64 mil metros quadrados de vias recuperadas

Publicado em 14/11/2018 às 06:31

A micropavimentação tem quatro anos de garantia, mas costuma durar mais (Foto: Tiago Boeing)

O prefeito Celso Pozzobom deu a ordem de serviço, na tarde de segunda-feira, 12, para o início de mais uma etapa do Programa de Micropavimentação, que tem melhorado as condições do trânsito em diversos bairros da cidade. O ato reuniu autoridades locais e a comunidade no salão da Igreja São Vicente Pallotti, no Jardim San Fernando.

Com o novo contrato, celebrado entre o município e o Cindepar (Consórcio Público Intermunicipal de Inovação e Desenvolvimento do Paraná), serão mais 64 mil metros quadrados de vias recuperadas. O micropavimento tem sido bem recebido pela população. “É uma solução para um problema de muitas ruas, que é a necessidade constante de reparos e conservação do asfalto. São pavimentos antigos, desgastados pelo tempo e pelo uso, que regulamente apresentam buracos. Com este serviço, o problema é eliminado”, explicou Pozzobom.

Isso porque o trabalho inclui limpeza das vias, recuperação dos buracos com massa asfáltica compactada com rolo e aplicação do micropavimento para proteger a base do asfalto da umidade, o que conserva o piso, evita o surgimento de novos buracos e aumenta consideravelmente a vida útil do pavimento, explica o secretário municipal de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos, Isamu Oshima.

Conforme a ordem de serviço, serão atendidas nesta etapa trechos de uma série de ruas dos seguintes jardins: Tropical I e II, São Rafael, Ipanema, União, San Fernando, Jardim Alvorada e Parque San Gaetano. Anteriormente, o serviço foi realizado nos bairros Alphaville, Bandeirantes, Primeiro de Maio, Los Angeles, Guarani, Shangrilá, San Marino, Conjunto Sonho Meu (I e II e lotes urbanizados), Ouro Branco, Parque Caiuá, jardins Alvorada e Panorama.

“A micropavimentação tem quatro anos de garantia, mas costuma durar mais. Além da durabilidade e rapidez na aplicação, outra vantagem é o baixo custo por m², graças ao sistema de rateio entre os municípios, por meio do consórcio. É um processo inovador”, disse o secretário Isamu.

“Tenho acompanhado o serviço e os resultados agradam. A comunidade está aprovando esse sistema, muito melhor que o tapa-buraco tradicional”, acrescentou o prefeito. Participaram a liberação da nova etapa do serviço, ainda, um representante do vereador Ronaldo Cruz Cardoso, o secretário Isamu Oshima, o secretário de Proteção e Defesa do Consumidor, Aparício Calderaro Júnior, e o pároco da Paróquia São Vicente Pallotti, padre Francisco José Navarro.

Fonte:

Deixe seu comentário