Portal da Cidade Umuarama

Atenção

Hemonúcleo de Umuarama altera horário de funcionamento a partir desta sexta

De acordo com a coordenação da unidade de coleta de sangue, a medida foi necessária pela falta de médicos

Publicado em 23/05/2019 às 04:03
Atualizado em

Espera-se que o horário seja novamente retomada como era anteriormente em breve (Foto: Ilustrativa)

O Hemonúcleo de Umuarama informa que a partir desta sexta-feira (24) passa a atender os doadores de sangue somente no período da manhã, das 08h às 11h30. De acordo com a coordenação da unidade de coleta de sangue, a medida foi necessária pela falta de médicos, profissional que deve estar presente durante o expediente em que ocorre as doações.

Espera-se que o horário seja novamente retomada como era anteriormente em breve. A expectativa da coordenação é de que na próxima semana o funcionamento do Hemonúcleo de Umuarama ocorra normalmente, o que beneficiará muitos pacientes da cidade e região que dependem de doações de sangue.

Condições para doar sangue

Segundo a Portaria 1353/2011 do Ministério da Saúde, podem doar sangue cidadãos com boa saúde e que tenham idade entre 18 e 67 anos. Além disso, os candidatos devem pesar mais de 50 quilos e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas. 

A idade máxima para a primeira doação de sangue é de 60 anos. Menores de 18 anos só podem doar com autorização dos pais ou responsável legal. Estar bem alimentado e portar documento oficial de identidade com foto são requisitos imprescindíveis para quem deseja doar.

Doar sangue é um ato simples, tranquilo e seguro que não provoca risco ou prejuízo à saúde. Além disso, a doação é voluntária, anônima, altruísta e não remunerada. Todo o processo de doação é rápido, seguro e indolor, leva cerca de 40 minutos. O ideal é que cada pessoa doe sangue pelo menos duas vezes ao ano – homens a cada 60 dias e mulheres devem respeitar um intervalo de 90 dias entre as doações.

O Hemonúcleo de Umuarama está localizado na Avenida Manaus, 4444, no Centro Cívico. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (44) 3621 8307.

Fonte:

Deixe seu comentário