Portal da Cidade Umuarama

Em Umuarama

Guarda Mirim matricula adolescentes para formação e encaminhamento ao emprego

Adolescentes de 14 a 18 anos e que ainda não estejam na lista de espera podem participar do projeto

Publicado em 28/01/2022 às 08:33

A Guarda Mirim conta hoje com cerca de 250 adolescentes em Umuarama (Foto: Portal da Cidade Umuarama/Eduardo Sebim)

A Guarda Mirim de Umuarama está com matrículas abertas para adolescentes de 14 a 18 anos interessados em participar do projeto, que ainda não estejam na lista de espera. Administrada pela Associação Regional de Assistência ao Menor (Aram), a entidade fica na Avenida Portugal, 5550 e o contato pode ser feito por telefone (3622-1759 e 98426-5970) ou pelo e-mail guardamirimumuarama@hotmail.com

Para entrar na lista de espera é necessário realizar o pré-cadastro no site informando nome, data de nascimento e telefone. Candidatos com menos de 14 anos ou maior de 18 serão excluídos do cadastro.

Fundada em 1974, a Aram criou a Guarda Mirim em 1978 e mantém até hoje a filosofia de atender adolescentes de ambos os sexos em vulnerabilidade social, encaminhando-os para o mercado de trabalho. “Nossa missão é contribuir para a inclusão social, geração de empregos e prevenção da violência, auxiliando na formação, qualificação e inserção de adolescentes no mercado de trabalho”, explica Alice Cristina de Lima Pierini, que atua na instituição.

Adolescentes sem oportunidades de trabalho nem objetivos de vida passam a ter esperança de um futuro melhor e ampliar a rede de contatos com pessoas novas ao serem acolhidos. Desde 2005, o projeto faz parte do Cadastro Nacional de Aprendizagem e oferece o curso Adolescente Aprendiz, ministrado por entidade qualificada em formação técnico-profissional.

A Guarda Mirim conta hoje com cerca de 250 adolescentes, abrange todo o município e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. A entidade oferece alimentação adequada e com qualidade aos adolescentes que queiram se alimentar no local e também um café da tarde reforçado, garantindo segurança alimentar.

Os jovens são qualificados com técnicas variadas – como trabalhos, debates, exercícios práticos, dinâmicas de grupos, manuais e aulas expositivas – para atuar em empresas de comércio e serviços, como aprendizes, executando atividades supervisionadas de apoio administrativo, atendimento a clientes e serviços gerais de escritório.

O treinamento inclui expressão corporal, simulação de entrevista de emprego, tutoria e acompanhamento escolar e noções de gestão financeira, informática, auxiliar administrativo, raciocínio lógico e letramento, convivência familiar e comunitária e até fanfarra. “Em parceria com o Sesc, a Guarda Mirim fornece capacitação profissional de forma acessível, além de encaminhar os adolescentes para o primeiro emprego”, completa Alice Pierini.

Fonte:

Deixe seu comentário