Portal da Cidade Umuarama

Clima

Fumaça das queimadas na Amazônia e Pantanal chega a Umuarama, diz Simepar

A fumaça com aspecto de névoa é melhor vista quando se observa o horizonte, longe dos prédios

Publicado em 15/09/2020 às 03:05

Aliada ao tempo seco e à baixa umidade do ar, a fumaça pode ocasionar problemas respiratórios (Foto: Portal da Cidade Umuarama)

A fumaça das queimadas que acontecem na Amazônia e no Pantanal do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul, respectivamente região Norte e Centro-Oeste do Brasil, chegou a Umuarama. A fumaça com aspecto de névoa é melhor vista quando se observa o horizonte, longe dos prédios. 

Explicação

O Portal da Cidade Umuarama procurou o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) e o meteorologista Samuel Braun explicou o fenômeno e também confirmou que a fumaça que chegou na região Noroeste do Estado, onde fica a Capital da Amizade, é oriundo da região Norte e Centro-Oeste do Brasil.

Jatos de baixos níveis

“Temos condições climáticas predominantes que contribuem para que as fumaças das queimadas na Amazônia e Pantanal sejam empurradas para o território paranaense”, disse o meteorologista. A condição descrita pelo meteorologista se trata dos jatos de baixos níveis, que são correntes de ventos há mais ou menos 1,4 km de altitude que dispersam a fumaça das queimadas.

Problemas respiratórios

Aliada ao tempo seco e à baixa umidade do ar, a fumaça pode ocasionar problemas respiratórios. “Essa fumaça tem componentes poluentes que podem agravar ou promover crises respiratórias”, alertou o meteorologista.

Quais cuidados tomar?

- Procure manter o corpo sempre bem hidratado. Portanto, beba bastante água. Na hora do lanche ou da sobremesa, dê preferência a frutas ricas em líquidos, como melancia, melão e laranja, por exemplo. Em especial, fique atento à hidratação das crianças, idosos e dos doentes;

- Aplique soro fisiológico no nariz e nos olhos para evitar o ressecamento;

- Evite a prática de exercícios físicos entre 10h e 16 h;

- Use produtos para hidratar a pele do rosto e do corpo, pelo menos depois do banho e na hora de deitar;

- Coloque chapéus e óculos escuros para proteger-se do sol;

- Aproveite o vapor produzido pela água quente durante o banho para lubrificar as narinas.

Fonte:

Deixe seu comentário