Portal da Cidade Umuarama

Muita água

Forte chuva causa alagamentos e prejuízos em vários bairros de Umuarama; VÍDEO

Equipes da Secretaria de Serviços Públicos atuaram em conjunto com a Defesa Civil no atendimento às principais ocorrências

Publicado em 21/09/2022 às 17:59
Atualizado em

Em poucos minutos, mais de 20 milímetros de chuva atingiram Umuarama por volta das 13h desta quarta-feira (21), causando alagamentos em vários bairros e regiões da cidade. Equipes da Secretaria de Serviços Públicos atuaram em conjunto com a Defesa Civil no atendimento às principais ocorrências, que foram mais fortes nos bairros Parque Industrial, Mutirão do Alvorada e Parque Bonfim.


No Alvorada, no Sonho Meu e no São Cristóvão foram registrados alagamentos importantes. Escolas e CMEIs em Lovat, no Parque Dom Bosco e no Dom Pedro I foram afetados, porém todos os alunos, professores e equipes receberam os atendimentos necessários. A região do Cemitério Municipal também foi bastante prejudicada e imediatamente profissionais da Secretaria de Obras juntaram-se às equipes de Serviços Públicos para garantir a segurança dos moradores daquela área.


Famílias atingidas

A Secretaria Municipal de Assistência Social prestou apoio imediato a famílias que tiveram suas casas alagadas no Parque Industrial – uma delas perdeu todos os móveis com a força das águas. A equipe da secretária Adnetra Vieira Santana foi imediatamente até aquela localidade levando cobertores, roupas, colchões e cestas básicas.


Ela relatou que outras famílias também tiveram seus móveis e pertences comprometidos, porém, em menor gravidade. “Assim que identificamos que teríamos falta de colchões para serem repassados, já recorremos à comunidade por meio da imprensa, solicitando que levassem as doações até a sede da Secretaria (que fica no antigo Fórum). Preparamos um trabalho de apoio junto aos profissionais do Cras, que vão prestar atendimento a essas pessoas na manhã desta quinta-feira (22), a partir das 8h, na Associação Vida e Solidariedade – Dona Maria da Sopa. Pedimos a todos que possam doar colchões que nos procurem para que possamos atender a esta emergência”, afirmou.


Balanço dos prejuízos

Até o final da tarde de quarta-feira (21), a Prefeitura de Umuarama não havia recebido relatórios conclusivos das secretarias municipais que atuaram diretamente no socorro às emergências causadas pela tempestade que atingiu a cidade, até porque a chuva ainda não havia cessado até às 17h30. “Sabemos que os prejuízos devem ser grandes, a contar por todos os estragos registrados na malha asfáltica e em vias não pavimentadas, além das galerias de águas pluviais”, comentou o prefeito Hermes Pimentel.


Ele acrescentou que lamenta os danos causados pela chuva, mas, ao mesmo tempo, comemora que a vida de nenhum cidadão foi colocada em risco. “Telhados, calçadas, escolas, ruas, estradas, tudo isso será consertado com o tempo. As famílias que tiveram suas perdas de móveis também serão socorridas. O importante é que graças a Deus não tivemos mortos ou feridos”, finalizou, comunicando que todas as informações e balanços a respeito das ocorrências devem ser divulgados na manhã desta quinta-feira (22).


Fonte:

Deixe seu comentário