Portal da Cidade Umuarama

Covid-19

Fiscalização flagra aglomerações, festas e pessoas sem máscaras em Umuarama

Somente entre sexta-feira (07) e o último domingo (09) foram atendidas 40 reclamações e denúncias

Publicado em 12/08/2020 às 08:22

As ações acontecem todos os dias, com maior intensidade nos finais de semana (Foto: Prefeitura Municipal de Umuarama)

A equipe de fiscais da Vigilância Sanitária, do setor de Arrecadação da Prefeitura e da Guarda Municipal mantém fiscalização sobre o cumprimento das medidas enfrentamento à epidemia de infecção humana pelo novo coronavírus (covid-19) no comércio de Umuarama. As ações acontecem todos os dias, com maior intensidade nos finais de semana, e mostram que a maioria da população tem respeitado as normas preventivas.

Entre sexta-feira (07) e o último domingo (09) foram atendidas 40 reclamações e denúncias, além de locais fiscalizados incluindo bares abertos fora do horário, conveniências de posto, aglomeração em ‘espetinhos’, distribuidora de bebidas notificada, mercadinho orientado, churrasco em empresa (notificado), lanches orientados e várias reclamações improcedentes. Uma aglomeração de veículos no Alto da Paraná também foi denunciada. Um estabelecimento foi multado na sexta-feira.

No sábado, um bar foi fiscalizado com mais de trinta pessoas em estrada rural, mercados foram flagrados com superlotação e famílias com crianças sem máscara e houve mais aglomerações e som alto em residências e bares na cidade e distritos. Pessoas que ocupavam uma chácara foram orientadas e uma choperia foi notificada.

Já no domingo uma casa agropecuária aberta foi orientada a fechar, bem como uma empresa de comércio de aves e um pet shop na região central. Houve denúncia de festa em chácara na Estrada Ipê, na frente de uma igreja, outra foi denunciada por aglomeração, mas estava dentro da normalidade, uma reunião familiar no Parque Jabuticabeiras foi dispersada e outras denúncias não procediam.

Na avaliação da secretária municipal de Saúde, Cecília Cividini, o número de ocorrências tem diminuído bastante nas fiscalizações. “A maioria da população entende que as medidas preventivas são para o bem de todos. Apenas em algumas situações há resistência, principalmente quanto a evitar aglomerações, manter distanciamento e respeitar os horários impostos pelos decretos municipais de enfrentamento da pandemia de coronavírus”, disse.

“Com bom senso vamos superar esse momento, mas é importante não relaxar nos cuidados”, completou a secretária, reafirmando que a fiscalização vai continuar.

Fonte:

Deixe seu comentário