Portal da Cidade Umuarama

Vitoriosa

Fanfarra de Umuarama conquista título com apenas três meses de atuação

Depois de brilhar no desfile de Sete de Setembro, em Umuarama, Fanfarra Municipal disputou sua primeira competição em Mariluz

Publicado em 08/10/2019 às 06:46
Atualizado em

Com 62 integrantes, a Fanfarra Municipal é mais uma atividade que despertou grande interesse dos jovens (Foto: Prefeitura Municipal de Umuarama)

Reativada em julho deste ano, por meio de um esforço conjunto entre a Associação Regional de Assistência ao Menor (Aram) e a Prefeitura Municipal, a Fanfarra Municipal de Umuarama Guarda Mirim vem se destacando na cidade e região. Com o objetivo de resgatar as tradições e os deveres cívicos, além de envolver os adolescentes em atividades importantes para o seu desenvolvimento, a fanfarra encontrou na Guarda Mirim o parceiro ideal para voltar às atividades. 

Atuando a 45 anos em Umuarama, a instituição trabalha com adolescentes dos 14 aos 18 anos com o Programa Adolescente Aprendiz e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vículos. Oferece ainda aulas de inglês, informática, reforço escolar em contraturno e oficina de culinária.

“A fanfarra é mais uma atividade que despertou grande interesse dos jovens. Temos 62 integrantes e até fila de espera, caso surjam novas vagas”, disse a coordenadora da Aram, Annie Cristiny Lopes Araújo de Lima. Fazem parte da equipe, ainda, o maestro Edilson Xavier, a baliza Geovanna Liro, o mor de comando Marcos de Abreu e a coreógrafa Raphaela Camilly Freitas. A agremiação tem também o apoio do Sesc/Umuarama e do Instituto Federal do Paraná (IFPR). 

Depois de brilhar no desfile de Sete de Setembro em Umuarama, a Fanfarra Municipal disputou sua primeira competição em 22 de setembro, em Mariluz. Competindo contra 17 agremiações de cidades do Paraná e Mato Grosso do Sul, ela consagrou-se campeã através do juri popular (votação do público). A fanfarra apresentou três músicas e também foi avaliada pelas evoluções do corpo coreográfico. 

“Além disso participamos do sorteio de um kit de instrumentos musicais e também fomos premiados. Os 56 integrantes que levamos a Mariluz – além da equipe de apoio – voltaram muito contentes de Mariluz, ainda mais por ser nossa primeira competição”, acrescentou a coordenadora. Aniie lembra que o município forneceu as vestimentas e os instrumentos musicais para a composição da fanfarra, que ensaia aos sábados, a partir das 14h na sede da Guarda Mirim. Além disso, a Prefeitura paga o salário do instrutor. 

A Fanfarra Municipal também foi uma das atrações do sarau realizado na Fundação Cultural de Umuarama, no último dia 29, no Centro Cultural Vera Schubert.

A Fanfarra Municipal brilhou no desfile de Sete de Setembro, em Umuarama

Fanfarra Municipal também foi uma das atrações do sarau realizado na Fundação Cultural de Umuarama

Fonte:

Deixe seu comentário