Portal da Cidade Umuarama

Distritos

Estradas das vilas rurais do município recebem readequação e melhorias

Reaproveitamento de material assegura redução significativa no custo da obra

Publicado em 13/02/2020 às 02:28
Atualizado em

O material utilizado foi retirado das calçadas do Paço Municipal e de uma praça de Santa Eliza (Foto: Divulgação)

A prefeitura de Umuarama está melhorando as condições de tráfego nas três vilas rurais implantadas nos distritos do município. A primeira atendida foi a de Santa Eliza, que recebeu adequação e incorporação de rejeito asfáltico ao leito em toda a extensão da via de acesso às propriedades. Agora é a vila rural de Lovat que está recebendo melhorias.

Sob a supervisão da Secretaria Municipal de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos, uma prestadora de serviços foi contratada para implantar calçamento em toda a via que dá acesso às propriedades. O trabalho começou na semana passada, com a adequação, preparo e compactação do solo. Nesta semana foi iniciado o calçamento, que utiliza blocos hexagonais de concreto. O material foi retirado das calçadas do Paço Municipal e também da Praça São Pedro, de Santa Eliza, durante as obras de reforma. 

Como é reaproveitamento de material, o custo acaba sendo bem reduzido. “Nós guardamos esses bloquetes retirados das calçadas que foram reformadas e agora estamos utilizando para pavimentar a vila rural de Lovat. Como a base foi feita com todo o cuidado, com terra de qualidade e uma compactação uniforme, o calçamento ficará bem nivelado, para dar mais comodidade aos produtores rurais, no escoamento da produção”, disse o prefeito Celso Pozzobom.

A vila rural conta com muitas hortas e produção diversificada. A expectativa é de que em no máximo 30 dias o trabalho esteja concluído. Os blocos serão rejuntados com massa de concreto e nivelados com rolo compactador liso.

O secretário municipal de Serviços Rodoviários, Mauro Liutti, informou que a vila rural de Serra dos Dourados também receberá melhorias. A Prefeitura já está podando as árvores das vias de acesso para passagem de máquinas pesadas e caminhões. “Lá nós colocaremos resíduos de asfalto e vamos agregar o material ao solo com o rolo ‘pé de carneiro’ e depois compactar e nivelar com o rolo liso. Em poucos dias, os moradores terão ruas mais confortáveis para transportar a produção, além de reduzir a necessidade de manutenção para o município”, disse o secretário.

Desde o início desta gestão, a Prefeitura tem dado atenção especial ao setor produtivo e investido bastante na manutenção, recuperação e conservação das estradas rurais. Vários trechos receberam cascalhamento – algumas estradas em toda a sua extensão –, a maioria das estradas teve readequação e algumas estão ganhando até pavimentação asfáltica (Jaborandi, Estrada Dias e em breve a Pioneiro).

“Além de cuidar das estradas, temos dado assistência técnica, disponibilizado máquinas para curvas de nível e também insumos aos pequenos agricultores. Até novilhas de alto padrão genético estão sendo doadas aos produtores de leite, com incentivo para o aumento da produtividade. Nosso objetivo é contribuir para o desenvolvimento em todas as áreas”, completou Pozzobom.


Fonte:

Deixe seu comentário