Portal da Cidade Umuarama

Alerta

Estiagem causa aumento no número de queimadas em Umuarama

Até o dia 12 deste mês, os bombeiros apenas não registraram incêndio ambiental no dia 4

Publicado em 12/08/2019 às 23:53
Atualizado em

Os bombeiros alertam os moradores sobre os perigos de limpar terrenos com fogo (Foto: PMPR)

A estiagem que atinge Umuarama tem provocado muitas queimadas. De acordo com o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), o registro de chuva mais significativa – 12 milímetros – ocorreu no último dia 03 de julho. O Corpo de Bombeiros orienta que a população não coloque fogo em lixo ou jogue bitucas de cigarro em locais que possam ocasionar um incêndio. 

Enquanto nos primeiros 12 dias do mês de agosto de 2018, foram registradas apenas três ocorrências de incêndio em vegetação em Umuarama, neste ano, no mesmo período, os bombeiros já combateram 11 queimadas. Somente no dia 4, domingo, que o Sistema de Registro de Ocorrências e Estatísticas do Corpo de Bombeiros (SysBM) não contabilizou incêndio em vegetação.

Do início do ano até essa segunda-feira (12), o SysBM registrou 111 queimadas de vegetação em Umuarama e, apesar do aumento registrado em agosto, o número é menor em relação a 2018. De janeiro ao décimo segundo dia de agosto do ano passado, foram descridos 158 queimadas pelo sistema de registros de ocorrências.

Os bombeiros alertam os moradores sobre os perigos de limpar terrenos com fogo. Além de ser crime ambiental, a baixa umidade faz com que os focos de incêndio se espalhem mais rápido. Ao trafegar pelas estradas e rodovias, não lance pontas de cigarro pela janela do veículo, pois com a baixa umidade desse período, a vegetação seca se incendeia com muita facilidade.

Fonte:

Deixe seu comentário