Portal da Cidade Umuarama

Voos chegando

Estado e município ajustam detalhes para inauguração do aeroporto de Umuarama

As obras de reforma e ampliação do Aeroporto Regional Orlando de Carvalho estão finalizadas

Publicado em 27/01/2021 às 04:50
Atualizado em

A revitalização do aeroporto permite pousos e decolagens de aeronaves de transporte aéreo regular (Foto: Assessoria)

Há muito tempo Umuarama está merecendo um aeroporto à altura, e parece que esse dia finalmente chegará. Na tarde desta quarta-feira (27), a Secretaria Municipal de Comunicação Social confirmou ao Portal da Cidade Umuarama que a reforma e ampliação do Aeroporto Regional Orlando de Carvalho estão finalizadas.

A revitalização do aeroporto permitirá pousos e decolagens de aeronaves de transporte aéreo regular e facilitar o contato dos moradores de Umuarama e região, distante 560 quilômetros de Curitiba, a cidades de grande porte mais próximas, com qualquer lugar do mundo em poucas horas.

“A inauguração depende de ajustes de data entre o município e a Casa Civil do Governo do Paraná”, destacou a Secretaria Municipal de Comunicação Social.

Após a inauguração restará estabelecer os serviços de voos comerciais, que segundo o Governo do Estado, serão realizados pela empresa Azul Linhas Aéreas. Com o avanço da epidemia da covid-19 em escala global desde do início do último ano, todos os setores da economia, inclusive o aéreo, foram atingidos. Então, os serviços da Azul Linhas Aéreas em Umuarama devem ocorrer junto com a retomada da economia.

Terminal

A reforma e ampliação do Aeroporto Regional Orlando de Carvalho avaliada em R$ 18 milhões permitiu um novo terminal de passageiros com cafeteria, uma sala reservada para reuniões, uma nova área com check-in e despacho de bagagens.

Também foi criada uma sala de espera para acomodar 70 passageiros com climatização e wi-fi. O aeroporto também conta com um sistema de raio-x para as bagagens e as pessoas. Já a sala de desembarque conta com uma esteira elétrica e espaço mais amplo para circulação com as malas.

Pista

Já as intervenções na pista envolveram recape, ampliação e deslocamento de lugar. Ela tem 1.430 metros de comprimento (houve aumento de 30 metros) por 30 metros de largura e foi reposicionada de maneira a deixar as faixas laterais com 75 metros de cada lado, norma fundamental para a transformação em estrutura para aviação comercial.

Fonte:

Deixe seu comentário