Portal da Cidade Umuarama

APA Rio Piava

Encontro discute futuro de área onde fica manancial de água de Umuarama

População é chamada para apresentar ideias em audiência pública marcada para a próxima segunda-feira no Paço Municipal

Publicado em 27/03/2023 às 11:11

Plano de manejo existe para assegurar a utilização da área da APA da forma mais adequada, garantindo a sua conservação com o uso racional dos recursos naturais (Foto: Eduardo Sebim/Portal da Cidade Umuarama)

Estruturada sobre o tema ‘Visão das comunidades e proposta de zoneamento ecológico-econômico da APA do Rio Piava’, o Conselho Municipal do Meio Ambiente de Umuarama (CMMA) realiza, na próxima segunda-feira (27), às 9h no Anfiteatro Haruyo Setogutte, uma audiência pública que tem o objetivo de discutir a revisão do Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Piava. O evento tem a coordenação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

O secretário Rubens Sampaio relata que o tema já havia sido apresentado à comunidade, que foi convidada a participar de uma consulta pública pela internet, entre os dias 15 e 22 de fevereiro. “Nós disponibilizamos um formulário eletrônico com uma série de perguntas para podermos estruturar uma linha de trabalho baseada exclusivamente sobre como cada um vê a APA do Piava, pedindo suas sugestões e indicações”, conta.

Agora, com as informações e dados tabulados, o CMMA tem condições de fechar o trabalho com a audiência pública, onde os representantes da sociedade podem – e devem – se manifestar, como explica Fernanda Periard Mantovani, presidente do Conselho. “Um dos objetivos é garantir desenvolvimento ambiental sustentável em harmonia com a infraestrutura urbana para melhorar a qualidade de vida dos umuaramenses. O plano de manejo existe para assegurar a utilização da área da APA da forma mais adequada, garantindo a sua conservação com o uso racional dos recursos naturais”, detalha.

Fernanda explica ainda que o Plano de Manejo é um instrumento que ajuda a levantar demandas e a nortear a implementação de medidas para o desenvolvimento econômico, social e ambiental, intervindo nos aspectos socioambientais que determinam a utilização e ocupação dessa unidade de conservação. “As audiências públicas são fundamentais para revelar o pensamento da população e, neste caso, vamos conversar com os moradores desse perímetro que compõe a APA do Piava”, observa.

Entre os temas abordados sobre a APA, destaque para as formas de proteção das nascentes, cachoeiras, cursos d’água, áreas de preservação permanente, reserva legal, áreas de reflorestamento e de uso do solo, culturas permanentes e temporárias, estradas rurais, etc. “Essa participação é importante para podermos cuidar da recuperação de áreas, conservação e proteção dos recursos naturais, impedir os efeitos nocivos da intervenção do homem e implantar uma política de conscientização da sociedade para a proteção ambiental”, reforçou.

Fonte:

Deixe seu comentário