Portal da Cidade Umuarama

Alívio

Em novo comunicado, Corpo de Bombeiros diz que não vai paralisar Siate

Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência poderia parar no próximo dia 25 por falta de efetivo

Publicado em 19/06/2019 às 07:59
Atualizado em

O quadro de militares no Corpo de Bombeiros de Umuarama deveria ser de 152 homens, mas a unidade conta apenas com 60 (Foto: Portal da Cidade Umuarama)

Na manhã desta quarta-feira (19) o Corpo de Bombeiros do Paraná divulgou uma nota informando que não haverá paralisação dos serviços de emergência, incluindo o atendimento pré-hospitalar em Umuarama.

O comunicado é feito um dia após o subcomando do 6° Subgrupamento de Bombeiros Independente avisar que o Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate) poderia parar no próximo dia 25 por falta de efetivo.

“Estamos fazendo todo o trabalho possível, mas caso não haja uma solução até o dia 25 junho, nós teremos que parar o atendimento com a ambulância aqui do quartel”, revelou o tenente Wilian Rodrigo Marques, durante entrevista na tarde desta terça-feira (18).

Ainda segundo o militar, que também é subcomandante, o Siate conta com três ambulâncias em condições de uso e um efetivo de 60 homens na operação do serviço de socorro e combate ao incêndio, porém a estrutura é inadequada para atender 21 municípios da região. “É previsto para nosso quadro 152 militares e estamos apenas com 60 e outros quatro se aposentam”, frisou.

E apesar das três ambulâncias em condições de atendimento, somente uma é utilizada justamente por causa da falta de efetivo. São cerca de cinco atendimentos diários. Ainda de acordo com o tenente, mais de 50% o efetivo administrativo foi reduzido, só que ele não pode apoiar o trabalho após as 18h. Ele também revelou que a ambulância que atua em Altônia poderia parar.

Para solucionar o problema, o Corpo de Bombeiros do Paraná disse que já está sendo readequado o efetivo do 6° Subgrupamento de Bombeiros Independente. Primeiramente por meio de remanejamentos de setores internos e também com possíveis relocações de outras unidades, e, posteriormente, de forma permanente com a inserção de novos bombeiros militares por intermédio de concurso público, e também, está em tratativas com o Município para inclusão de uma nova unidade móvel de atendimento pré-hospitalar em parceria com o Samu.

Fonte:

Deixe seu comentário