Portal da Cidade Umuarama

Coronavírus

Diocese de Umuarama confirma programação da Semana Santa com celebrações online

Eventos tradicionais como a procissão de ramos e o rito do lava-pés não serão realizados por precaução

Publicado em 31/03/2020 às 07:06
Atualizado em

O bispo Dom João Mamede Filho aconselha os sacerdotes a transmitirem todas as celebrações pelas mídias sociais (Foto: Portal da Cidade Umuarama)

A Diocese de Umuarama divulgou nesta segunda-feira (30) a programação da Semana Santa, de 5 a 12 de abril, que será realizada sem a presença dos fiéis, por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

O bispo Dom João Mamede Filho aconselha os sacerdotes a transmitirem todas as celebrações pelas mídias sociais. Caso sejam necessários auxiliares, que sejam em número mínimo e que não pertençam aos grupos de risco.

Os fiéis são orientados a participar em casa. Confira a programação, segundo a carta de instruções emitida pela diocese:

Domingo de Ramos (5) - os padres celebrarão de forma privada, sem a tradicional procissão.

Missa da 'Ceia do Senhor', na Quinta-Feira Santa (9) - novamente os padres celebrarão em privado, sem o rito do lava-Pés e a adoração eucarística presencial. 

Sexta-Feira Santa (10) -  é aconselhável que os padres realizem pela manhã a Via Sacra em privado e, à tarde (15h), a celebração da Paixão.

Sábado de Aleluia (11) - o bispo Mamede destaca ser um dia de penitência, recolhimento e preparação para a celebração da Vigília Pascal. Durante o dia, podem ser feitas orações e reflexões, em privado, convidando o povo a acompanhar pelas mídias, em suas casas. 

Domingo de Páscoa (12) - celebrar pelo menos uma Santa Missa, com homilia, transmitida em horário conveniente.

Fonte:

Deixe seu comentário