Portal da Cidade Umuarama

prevenção

Dia dos Pais terá horários especiais para visitação no cemitério de Umuarama

Os visitantes também deverão seguir as recomendações de prevenção ao coronavírus durante a permanência no local

Publicado em 04/08/2020 às 21:15
Atualizado em

O cemitério será aberto em diversos dias para visitação com objetivo de evitar aglomerações no próximo dia 9 de agosto (Foto: Portal da Cidade Umuarama)

A Administração de Cemitérios e Serviços Funerários (Acesf) estabeleceu uma programação especial e algumas recomendações para a visitação ao cemitério municipal, por ocasião do Dia dos Pais, quando grande número de umuaramenses e visitantes de outras cidades costumam levar flores aos túmulos dos seus familiares. Para evitar aglomerações o cemitério estará aberto ao público por quatro dias, com a orientação de que as visitas sejam mais espaçadas.

O Dia dos Pais é comemorado no segundo domingo de agosto, que neste ano será o próximo dia 9. Para evitar grande concentração de pessoas num único dia, a Acesf abrirá o cemitério para visitação na próxima sexta-feira, 7, e também no sábado, 8, das 8h às 18h. No domingo, as visitas poderão ser realizadas das 7h30 às 18h e a segunda-feira, 10, também foi reservada para a data – com visitas liberadas das 8h às 18h.

O diretor-presidente da Acesf, Alexandre Gobbo Maroto, orienta que as famílias numerosas se organizem para realizar a visita sem aglomeração em torno de um mesmo túmulo, dividindo-se em horários diferentes. “Por questões de segurança, recomendamos que os visitantes evitem conversas em grupo e longas permanências diante dos túmulos, do cruzeiro e do cemitério”, afirmou.

Outra recomendação é que as visitas durem no máximo 15 minutos. “Importante lembrar que é obrigatório o uso de máscara e que os visitantes devem manter distanciamento social de, pelo menos, 1,5 metro entre as pessoas, conforme orientam as autoridades da área de saúde”, completou, sem descuidar da higienização das mãos e da etiqueta respiratória. 

Alexandre lembra que o Dia dos Pais, assim como Finados e o Dia das Mães, são datas de grande movimentação no cemitério e que, por conta da pandemia de coronavírus, exigem cuidados especiais. “As visitas podem ser tranquilas, com calma e segurança, basta se organizar, conversar com os familiares e se dividir em pequenos grupos ou individualmente, para que não haja risco de contaminação pelo coronavírus”, explicou.

Fonte:

Deixe seu comentário