Portal da Cidade Umuarama

natureza

Dia do Meio Ambiente em Umuarama teve plantio de mudas nativas na APA do Piava

Alunos do 4º ano da Escola Municipal São Francisco de Assis participaram do plantio

Publicado em 13/06/2019 às 02:16

(Foto: Tiago Boeing / PMU)

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5/06), as secretarias municipais de Educação e da Agricultura e Meio Ambiente, em conjunto com a Emater/PR, mobilizaram professores e alunos do 4º ano da Escola Municipal São Francisco de Assis para o plantio de árvores nativas visando a restauração de mata ciliar no sítio Maringá, na Área de Proteção Ambiental (APA) do rio Piava.

O grupo foi recebido pelas senhoras Altair e Roseli Bovolini Domingues, moradoras da propriedade rural. “Com mais esta ação, a Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente e a Emater concluem mais uma etapa dos trabalhos na propriedade da família Domingues. Além do plantio de árvores, já realizamos também trabalhos de conservação de solo e adequação de carreadores, com recursos do governo do Estado a fundo perdido, ou seja, com custo zero para a família”, explicou o diretor de Meio Ambiente, Matheus Michelan Batista. 

Para as crianças, a visita permitiu melhor conhecimento das práticas agrícolas e seu papel na conservação de recursos naturais, como a água. “Procuramos explicar o nosso trabalho na bacia do rio Piava, assim como a simples função de um terraço, sua relação com as demais práticas vegetativas de cobertura do solo e os benefícios diretos na preservação da qualidade da água”, explicou Anderson Quinaia, engenheiro agrônomo da Prefeitura. 

Professores e alunos foram informados sobre papel das árvores na proteção de nascentes e sua função ecológica na APA. Segundo a engenheira florestal Marta Hoffman, a APA do Piava tem documento orientador, como plano de manejo, que ajuda na tomada de decisão para escolha de espécies de árvores para plantio, bem como áreas prioritárias a serem recuperadas. “Buscamos, na escolha da espécie, contemplar seu potencial ecológico de uso múltiplo e sua capacidade de desenvolvimento, dada a característica do local do plantio”, disse. 

Marta orientou os alunos a fazerem o plantio, bem como aos cuidados necessários visando garantir o desenvolvimento das mudas. A turma da escola deu sua contribuição no plantio de mudas, que envolveu alunos do 4º ano e a participação da coordenadora educacional Elaine Baffilli Hirt, da professora Lindinalva Ferreira de Lima, da diretora da escola, Vanessa Lopes Fernandes Gardim, e da auxiliar Magali Cristina. 

“Foi uma proposta diferente, pois além da visita alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente, pudemos conhecer a linha de investimentos que a Prefeitura vem fazendo para proteção dos rios e nascentes da bacia do Piava. Ver estes trabalhos mostra o quão complexo é preservar e o quanto é importante construir parcerias na execução dos trabalhos”, destacou Elaine. 

Para a coordenadora educacional, a visita foi um grande aprendizado aos professores e alunos. Elaine aproveitou para agradecer a Escola São Francisco de Assis e a família Domingues, pela carinhosa recepção aos alunos e professores, e principalmente à Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente e à Emater, pela realização do evento. 

Já os alunos da Escola Municipal Cândido Portinari visitaram a Polícia Ambiental para uma palestra e assistiram a uma apresentação da equipe do canil do 25º batalhão da Polícia Militar, dentro das ações realizadas em comemoração ao Dia do Meio Ambiente. 


Fonte:

Deixe seu comentário