Portal da Cidade Umuarama

Meio ambiente

Dia da Árvore terá plantio de espécies nativas em três praças de Umuarama

A ação substituirá o tradicional ‘abraço ecológico’ realizado no Bosque Uirapuru, inviabilizado em decorrência da pandemia

Publicado em 18/09/2021 às 16:10
Atualizado em

Há poucas semanas foram plantadas cerca de 20 mudas nativas em parceria com o Instituto Água e Terra (IAT) na Praça das Gurucaias (Foto: Assessoria)

Em comemoração ao Dia da Árvore, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente fará o plantio de cerca de 80 mudas nativas na terça-feira (21), em algumas praças da cidade, em parceria com a iniciativa privada. A ação substituirá o tradicional ‘abraço ecológico’ realizado no Bosque Uirapuru, inviabilizado em decorrência da pandemia de coronavírus, como também ocorreu em 2020. Nos últimos meses foram distribuídas e plantadas cerca de 1.900 mudas.

Na parte da manhã, às 9h, serão plantadas 20 mudas de ipê na Praça Oscar Thompson, em conjunto com o Hospital Cemil, e às 10h mais 20 mudas de quaresmeiras, brincos de índio e patas de vaca serão cultivadas na Praça Tupi Guarani (largo entre as avenidas Manaus e Ângelo Moreira da Fonseca, na Zona Seis), em parceria com a Construtora Quadra 1.

Mais tarde, por volta das 14h, a equipe da Diretoria do Meio Ambiente fará o plantio de aproximadamente 40 mudas de espécies variadas na Praça Castro Alves (Avenida da Estação, proximidades da 7ª Subdivisão Policial). A chefe de Divisão de Controle Ambiental, Fernanda Periard Mantovani, informa que nos últimos meses foram distribuídas cerca de 180 mudas pelo Projeto Mais Sombra para plantio na frente de residências.

A diretora de Meio Ambiente do município, Rafaela Moreira, informou que também foram plantadas cerca de 300 mudas de ipê há poucos meses e lembrou que o município tem apoiado iniciativas de parceiros e instituições para a reposição ou ampliação da cobertura florestal em Umuarama.

No último dia 5, por exemplo, a diretoria autorizou o plantio de mudas de ipê pelo Rotary Club no Bosque Uirapuru, e há poucas semanas foram plantadas cerca de 20 mudas nativas em parceria com o Instituto Água e Terra (IAT) na Praça das Gurucaias, na frente do Bosque Uirapuru. “A praça foi revitalizada pelo município e recebeu mudas da árvore que lhe dá nome, a gurucaia, uma espécie nativa da região que atinge até 30 m de altura”, acrescentou.

No final de agosto, por outro lado, a equipe do escritório regional do IAT e a Diretoria de Meio Ambiente distribuíram mais de 1.400 mudas nativas e frutíferas na frente do Paço Municipal, em comemoração ao Dia Nacional do Voluntariado.

Fonte:

Deixe seu comentário