Portal da Cidade Umuarama

CREA-PR

Umuaramense é a primeira engenheira agrônoma a chefiar núcleo regional da Seab

Márcia Helena Laino foi a primeira mulher a primeira a ser nomeada titular no cargo no Paraná em 60 anos da Seab

Publicado em 08/03/2019 às 08:20
Atualizado em

Márcia foi a primeira mulher a chefiar o Núcleo Regional da Seab em Umuarama (Foto: Divulgação / Crea-PR)

A engenheira agrônoma Márcia Helena Laino é uma profissional respeitada. A umuaramense tem 36 anos de formada e é mestre em Políticas Públicas pela Universidade Estadual de Maringá. Quando se formou, sua turma tinha 120 alunos, apenas sete eram mulheres. Na propriedade rural da família, cultivou algodão, milho, soja, trigo e café. 

Em Umuarama, foi a primeira mulher a participar ativamente da Associação de Engenheiros Agrônomos da Região e, mais tarde, a primeira a presidir a entidade de classe. 

Na Emater, ela trabalhou por 31 anos até se aposentar como gerente regional de negócios, estando à frente de 32 escritórios municipais do órgão. “Depois da Emater, assumi a chefia do Núcleo Regional de Umuarama da Seab (Secretaria Estadual de Abastecimento e Agricultura do Paraná), sendo a primeira mulher na função na região e a primeira a ser nomeada titular no cargo no Paraná em 60 anos da Seab”, destaca.

Mulheres na Engenharia

Na região Noroeste, o número de engenheiras registradas no Crea-PR (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná) nos últimos cinco anos cresceu 45%. Eram 892 mulheres, em 2014, e, neste ano, são 1.278. Hoje, no Paraná há 11.647 Engenheiras. A maior parte delas está na Engenharia Civil, seguida pela Engenharia Agrônomica. Elas vêm ocupando cargos de liderança nas microrregiões de Cianorte, Campo Mourão, Paranavaí e Umuarama, além de contribuírem com o desenvolvimento dos municípios, por meio de obras de drenagem urbana e construções de edifícios. 

Fonte:

Deixe seu comentário