Portal da Cidade Umuarama

Orgulho

Dentista de Umuarama concorre a Melhor do Mundo

Nome da profissional umuaramense se destacou devido ao trabalho voluntário

Publicado em 03/11/2017 às 00:44

Naira Neri Santana se destaca devido ao trabalho voluntário que realiza em Umuarama (Foto: Reprodução/Facebook)

Uma dentista de Umuarama poderá ser promovida a Melhor Dentista do Mundo, versão 2017, em um concurso organizado anualmente pela Ong “ Turma do Bem”, desde 2006. O nome da profissional umuaramense, Naira Neri Santana,  se destacou  devido ao trabalho voluntário que realiza em Umuarama, coordenando o Projeto Dentista do Bem. Esse Projeto, que hoje conta com 50 profissionais dentistas, atende atualmente 115 adolescentes de baixa renda, sem subvenção pública. A premiação é um reconhecimento ao trabalho desenvolvido na cidade e na região em prol da comunidade carente.

A profissional umuaramense vai participar com vários outros profissionais da área, que também desenvolvem projetos em suas cidades. Os dentistas e estudantes do bem, com os trabalhos mais impactantes do ano, se reúnem por quatro dias para participarem de palestras, debates e fóruns, com a função de promover um aprimoramento do trabalho voluntário e o seu impacto social na vida dos beneficiários. Já se consolidou como um dos principais encontros mundiais da área de odontologia e inclusão social, em que são combinados temas de saúde bucal e questões humanistas.

São premiados dentistas e coordenadores voluntários, empresas e imprensa, parceiros voluntários e, claro, o Melhor Dentista do Mundo- título que foi criado em 2010 devido a expansão internacional da TdB, que premia o dentista que mais contribuiu com sua comunidade. Neste ano, o evento será sediado em Poços de Caldas, Minas Gerais.

Sobre o Dentista do Bem

O projeto Dentista do Bem conta com o trabalho voluntário de cirurgiões-dentistas, que atendem crianças e adolescentes de baixa renda, proporcionando-lhes tratamento odontológico gratuito, até completarem 18 anos. Os pacientes são selecionados por grau de necessidade em triagens que envolvem crianças de 11 a 17 anos e são realizadas em escolas da rede pública e organizações sociais de todo o Brasil. A seleção é feita por meio da aplicação de um índice de prioridade, que beneficia as crianças com problemas bucais mais graves, mais pobres e mais próximas do primeiro emprego. O dentista voluntário atende os jovens selecionados em seu próprio consultório. Curativo, preventivo e educativo. O tratamento é totalmente gratuito e completo, incluindo, se necessário, radiografias, ortodontia e próteses, por exemplo. Quase 700 mil crianças e adolescentes passaram pelas triagens da TdB e 70 mil já foram encaminhados ao dentista.

Em Umuarama desde 2013 , o projeto conta 50 dentistas voluntários, que atendem 115 adolescentes. A Turma do Bem possui um escritório que faz a ligação entre todos os envolvidos no projeto( o jovem beneficiário, sua familia, a escola, o cirurgião-dentista voluntário) e ainda o acompanhamento dos atendimentos. Não recebe verbas publicas e toda a renda é proveniente de colaborares, investidores e ações realizadas em cada município.

Sobre a Turma do Bem

A Turma do Bem (TdB) gerencia a maior rede de voluntariado especializado do mundo, contando com 17 mil dentistas atuando em 14 países. Oferece atendimento odontológico gratuito à população de baixa renda em condição de vulnerabilidade social e com graves problemas bucais, focando-se em dois públicos principais: jovens de 11 a 17 anos e mulheres vítimas de violência doméstica. Em 15 anos, impactou quase 70 mil jovens e mais de 750 mulheres. Tem um modelo inovador de gestão, baseado no voluntariado e caracterizado pela fácil replicabilidade.

Fonte:

Deixe seu comentário