Portal da Cidade Umuarama

CHUVAS

Defesa Civil atualiza situação de vítimas afetadas pelas chuvas

Ao todo, 67 pessoas foram afetadas; Assistência Social está se mobilizando para arrecadar donativos, roupas e móveis para doação

Publicado em 14/01/2018 às 21:11

(Foto: Assessoria/PMU)

A Defesa Civil, em conjunto com a Guarda Municipal e a Diretoria de Trânsito de Umuarama (Umutrans) emitiu na noite de sábado, 13, o relatório final dos estragos causados pelas chuvas da última sexta-feira, 12, bem como o número de pessoas atingidas. Segundo o Instituto Meteorológico Simepar, foram 76 mm de chuvas na cidade – bem mais que os 50 mm anunciados inicialmente.

No total, 67 pessoas foram afetadas, principalmente com o alagamento de suas residências. “As famílias perderam móveis, alimentos, roupas e eletrodomésticos. Algumas perderam tudo que tinham em casa e precisam de ajuda”, disse a diretora da Umutrans, Dianês Piffer, que acompanhou as visitas às residências atingidas. A Assistência Social do município começou a distribuir ajuda ainda no sábado, 13, e a comunidade também está se mobilizando para arrecadar donativos, roupas e móveis para doação.




Desse total, 36 pessoas ficaram temporariamente desalojadas e foram deslocadas para a casa de parentes ou amigos. A maioria já voltou para suas moradias, mas alguns terão de realizar reparos antes de reocupar suas casas. “Em sete residências, a Defesa Civil orientou os moradores para a desocupação, pelos riscos que a estrutura da casa apresentavam”, acrescentou.

Além dos alagamentos, a equipe da Defesa Civil também documentou quedas de árvores e de postes de iluminação, rachaduras e desabamento de muros de arrimo, danos causados por enxurradas, erosões em ruas e quintais, erosão fluvial (pela elevação do nível de rio), destruição da malha asfáltica em diversos pontos da cidade e o desabamento da ponte e obstrução do leito do córrego Pinhalzinho, no Parque Laranjeiras.




“Estamos atendendo às famílias atingidas com suporte da Assistência Social e também já iniciamos as obras de sinalização, reparos e recuperação das vias destruídas pela chuva. Em poucas semanas estaremos totalmente recuperados desse susto. A reconstrução da ponte do Laranjeiras também já está encaminhada e será iniciada nos próximos dias, em regime de urgência. Graças às medidas que adotamos desde o início do ano passado, hoje temos condições de dar uma resposta rápida em caso de um desastre natural, como esse” , disse o prefeito Celso Pozzobom.








Fonte:

Deixe seu comentário