Portal da Cidade Umuarama

Qualificação

Curso forma profissionais para o ramo de panificação em Umuarama

Curso é composto por tópicos como qualidade no atendimento ao cliente e preparo de pães, bolachas e bolos

Publicado em 24/11/2017 às 06:48

O curso de qualificação de mão de obra na área de panificação foi iniciada na última quarta-feira (Foto: José A. Sabino)

O prefeito Celso Pozzobom e os secretários municipais da Indústria, Comércio e Turismo, Douglas Bácaro, e da Educação, Maria Clory Zanferrari, iniciaram na tarde da última quarta-feira (22) o curso de qualificação de mão de obra na área de panificação, em conjunto com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

O curso de Serviços de Panificação terá com 72h de aulas teóricas e práticas, na cozinha da merenda escolar – rua Itaquiraí, 3303, ao lado do Departamento de Compras e Almoxarifado (DCA) da Prefeitura, das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira. O secretário Douglas Bácaro lembra a qualificação visa ampliar as oportunidades ao público, atendendo alunos a partir de 18 anos e escolaridade mínima (5º ano do fundamental).

“Com esta parceria, oferecemos oportunidade para o desenvolvimento das técnicas de preparo de massas e recheios para diferentes tipos de pães e bolachas. O curso é composto por tópicos como qualidade no atendimento ao cliente, higiene e bem-estar no trabalho, boas práticas na manipulação de alimentos e preparo de pães, bolachas e bolos”, lembrou. Para 2018, o município já tem seis cursos profissionalizantes para oferecer à população, assegurados em parceria com entidades como o Senac, na ocasião representado pelo diretor da unidade local, Valdemir Frasson. O presidente do Conselho Municipal do Emprego e Relações do Trabalho, João Bortolato, também participou.

O prefeito Celso Pozzobom informou que foram disponibilizadas 20 vagas para a turma e o investimento no curso (R$ 18 mil) será custeado pela administração municipal. “Dias atrás a nossa Agência do Trabalhador tinha 137 vagas disponíveis e sabemos que nem todas serão preenchidas por falta de qualificação dos candidatos. Sabemos que colégios estaduais têm dificuldade para formar turmas de ensino técnico porque falta interesse dos nossos jovens, por isso os alunos deste curso estão de parabéns porque decidiram se qualificar e aumentar as chances de sucesso na busca por um emprego ou como futuros empreendedores”, afirmou.

Para o prefeito, trata-se de uma profissão nobre e com grande potencial. “É claro que vai depender muito da dedicação de cada um, da criatividade e do empenho, mas vocês sairão daqui preparados para o futuro. Esse é apenas um de muitos cursos que queremos oferecer para qualificar a nossa população, agora que conseguimos colocar a casa em ordem na Prefeitura”, afirmou, referindo-se ao equilíbrio nas contas e as melhorias estruturais conquistadas desde o início do ano.

O chefe da Agência do Trabalhador, Clóvis Palozi, lembrou que as oportunidades virão para quem está qualificado. “Umuarama ficou em 4º lugar no Paraná, no saldo de contratações de trabalhadores em outubro. Isso representa mais eficiência no encaminhamento de candidatos e também uma reação da nossa economia. Quem estiver preparado vai ter mais chances”, completou.

Fonte:

Deixe seu comentário