Portal da Cidade Umuarama

Treinamento

Curso forma novos brigadistas nas escolas municipais, CMEIs e na Smel

Objetivo foi capacitar, atualizar e certificar profissionais em conformidade com as normas do Corpo de Bombeiros

Publicado em 18/03/2019 às 02:23

Foram abordados temas como teoria e prática no combate a incêndios e primeiros socorros (Foto: Tiago Boeing)

Cerca de 50 servidores municipais das áreas de Educação, Esporte e Lazer participaram do curso de brigadistas realizado nas dependências do Núcleo Tecnológico Municipal (NTM) – ao lado da UBS Bem Estar – na última semana. O treinamento teve a participação de funcionários das escolas e centros municipal de Educação Infantil (CMEIs) e também servidores da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel).

O objetivo foi capacitar, atualizar e certificar profissionais em conformidade com as normas do Corpo de Bombeiros, nas ações de prevenção e combate a princípios de incêndios. “Além disso, o conteúdo foi direcionado para instrumentalizar os participantes a procederem de forma segura, de modo a garantir sua própria segurança, das possíveis vítimas e do patrimônio em risco”, acrescentou o técnico em Segurança do Trabalho da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da Prefeitura, Eduardo Pereira Lesse.

A secretária municipal da Educação, Mauriza Gonçalves de Lima Menegasso, lembrou que participaram do curso diretores, coordenadores, secretários escolares, auxiliares de serviços gerais e professores, além dos professores de Educação Física da Smel, totalizando 56 pessoas.

“O brigadista é um servidor treinado para atuar em situações de risco envolvendo incêndios e também pode auxiliar nos primeiros socorros. É muito importante ter pessoas com esses conhecimentos nas nossas escolas, para controlar situações emergenciais até a chegada do socorre especializado. Uma ação rápida no momento do problema pode fazer toda a diferença”, apontou a secretária.

O curso teve duração de 8 horas, divididas em dois períodos (manhã e tarde). Foram abordados temas como teoria e prática no combate a incêndios e primeiros socorros, ministrado pelo subtenente e técnico em Segurança do Trabalho Mauro Aparecido Soares, bombeiro militar da reserva. “Os participantes receberam Certificado de Brigadista, porém o mais importante é o aprendizado que vai ajudá-los a salvar vidas, se for necessário. As equipes estão de parabéns pela dedicação”, apontou Mauriza Lima.

Os técnicos em Segurança do Trabalho do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) do município, Eduardo Pereira Lesse e Reginaldo Raymundo – presidente da Cipa da Prefeitura –, agradeceram a parceria com a Secretaria de Educação e se colocaram à disposição de outros setores da municipalidade que necessitarem deste e outros treinamentos voltados à segurança do trabalhador. Também parabenizaram os participantes do curso, realizado no último dia 13.

Fonte:

Deixe seu comentário