Portal da Cidade Umuarama

Alerta

Cuidados com aquecedor a gás devem ser redobrados no inverno

Os ambientes mal ventilados se tonam o cenário ideal para o acúmulo de um gás tóxico: o monóxido de carbono - que inalado pode ser fatal

Publicado em 23/05/2019 às 23:52

Para evitar acidentes é fundamental que os equipamentos passem por manutenção a cada seis meses (Foto: Colaboração)

A manutenção dos aquecedores a gás deve ser ainda mais cuidadosa no inverno. Com a queda das temperaturas, o equipamento é mais utilizado e a tendência é manter as janelas e portas fechadas. Os ambientes mal ventilados se tornam o cenário ideal para o acúmulo de um gás tóxico: o monóxido de carbono. Sem cor e nem cheiro é difícil percebê-lo e sua inalação pode ser fatal.

Para evitar acidentes é fundamental que os equipamentos passem por manutenção a cada seis meses, ou de acordo com as indicações do fabricante.

Segundo Corpo de Bombeiros, a falta de ventilação e a má instalação dos aparelhos a gás – principalmente aquecedores de água – são as maiores causas de acidentes com monóxido de carbono em edificações. Por isso, é indicado verificar as instalações dos dutos da chaminé, que podem sofrer desgaste com o acúmulo de vapor de água, além da pressão, os bicos de entrada do gás e da água e os queimadores. 

Durante a execução do projeto de engenharia também é importante garantir a ventilação adequada das áreas onde os aparelhos serão colocados, assim como a correta instalação das chaminés, de acordo com medidas e ângulos padronizados pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

A norma da ABNT que descreve as medidas necessárias para a adequação de ambientes residenciais para a instalação de aparelhos que utilizam gás combustível é a NR 13103.

A Compagas orienta como utilizar o equipamento de forma correta:

- Verifique se a chama do aquecedor é azul. Se ela estiver com outra coloração (amarela, alaranjada ou roxa) o equipamento pode estar funcionando de forma defeituosa. Neste caso, chame um profissional qualificado para revisão do equipamento e da ventilação.

- Certifique-se de que as saídas dos gases ao exterior estão livres de obstruções e instaladas de forma regulamentada.

- Não utilize fornalhas e fornos de cozinha para esquentar o ambiente. É perigoso.

- Esteja atento para a vida útil do equipamento. Caso esteja comprometido, é aconselhável sua substituição.

Fonte:

Deixe seu comentário