Portal da Cidade Umuarama

Trânsito

Cruzamento movimentado ganha adequações, acessibilidade e novo semáforo

Adequações ajudarão a organizar o fluxo de veículos e pedestres, que deve aumentar com a instalação de uma agência bancária na região

Publicado em 13/12/2019 às 03:08
Atualizado em

José Germano Neto Júnior com Dr Ângelo Moreira: da Fonseca: movimento intenso e alto índice de acidentes (Foto: Divulgação)

A Diretoria de Trânsito de Umuarama (Umutrans) está concluindo a adequação de mais um ponto de grande movimento na cidade, com alto índice de acidentes.

O cruzamento das avenidas Padre José Germano Neto Júnior com a Doutor Ângelo Moreira da Fonseca, próximo do antigo IBC (Instituto Brasileiro do Café), recebeu obras estruturais, acessibilidade e um semáforo ciclovisual, além de reperfilamento asfáltico e reforço na sinalização.

Na tarde desta quinta-feira, 12, a equipe da Umutrans tralhava na pintura da sinalização horizontal, destacando as novas faixas para travessia de pedestres. As obras civis foram executadas por uma prestadora de serviços contratada pelo município. Já a instalação e configuração do semáforo – mesmo modelo dos equipamentos instalados nos pontos onde há fiscalização eletrônica de avanço de sinal e parada sobre a faixa de pedestres – contou com empresa especializada. 

Conforme o coordenador de Projetos e Obras da Divisão de Engenharia de Trânsito, Juracy Antonio Narcizo, o canteiro central foi realizando nas duas avenidas e o cruzamento ganhou uma ilha onde foi fixada a coluna e as hastes do semáforo. “Tivemos de readequar até as bocas de lobo existentes no local. Além disso, acertamos um talude e o ponto de ônibus do transporte coletivo urbano, nas imediações, foi reposicionado”, informou. 

A diretora da Umutrans, Dianês Maria Piffer, lembra que estudos apontavam a necessidade de um semáforo naquele ponto. “Temos relatos diários de colisões neste cruzamento, devido ao grande movimento e também à desatenção dos motoristas. Para resolver esse gargalo, a solução indicada foi a instalação do semáforo”, apontou. 

A obra trouxe melhorias na acessibilidade, facilitando a passagem de pessoas com deficiência e cadeirantes. “As adequações ajudarão a organizar o fluxo de veículos e pedestres, que deve aumentar com a instalação de uma agência bancária em construção no cruzamento, que é um novo polo gerador de tráfego”, acrescentou Dianês. 

O semáforo ajudará também a organizar o trânsito nas sextas-feiras, quando a região recebe uma grande feira de frutas, verduras, hortaliças e praça de alimentação, além de estar entre a Praça Tamoyo e a Catedral, na rota para o novo Pronto Atendimento 24h, a Delegacia de Polícia, a Universidade Estadual de Maringá, as saídas para Xambrê e Guaíra e diversos bairros.


Fonte:

Deixe seu comentário